Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

BMW iX: fomos de São Paulo a Santa Catarina sem recarregar o SUV elétrico

Antes improvável com um elétrico, passamos por três estados diferentes em quase 600 quilômetros com o iX

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 set 2022, 15h34 - Publicado em 9 set 2022, 15h27
BMW iX
BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Quando produzimos e gravamos o vídeo do BMW iX, em maio, listamos os 25 detalhes mais impressionantes do modelo. A autonomia do utilitário esportivo foi, sem dúvida, a maior surpresa. Afinal, com 630 km de alcance prometidos, esse SUV é o que vai mais longe entre todos os modelos elétricos disponíveis no Brasil.

Poderia, por exemplo, viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro sem a necessidade de recargas pelo caminho. A ideia – verbalizada no vídeo disponível em nosso canal do YouTube – permaneceu no ar como uma possibilidade para um segundo encontro.

Fomos de São Paulo a Santa Catarina com um BMW iX50 sem recarregar. Será que passamos por apuros?
Hora de partir: buscamos o iX na sede da BMW em São Paulo, para ir rumo à Santa Catarina (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Teríamos então mais tempo com o carro, já que na primeira oportunidade foram apenas algumas horas ao nosso dispor. E esse dia chegou. A princípio, iríamos da capital paulista até a Cidade Maravilhosa, uma viagem de 460 km.

Com tudo armado, o desafio começou a parecer fácil demais, e resolvemos ousar: por que não viajar cerca de 540 km da sede da BMW do Brasil, em São Paulo, até a fábrica da marca, em Araquari, Santa Catarina? Ideia lançada, desafio aceito e lá fomos nós.

BMW IX
Além da capacidade de alcance, o iX vai longe com muita tecnologia e conforto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Antes de mais nada, reforçamos à BMW a necessidade de que o iX estivesse com as baterias cheias na retirada. Pedido atendido: com 100% de carga, o SUV marcava autonomia de 659 km às 8h28. Pelo horário, resolvemos parar para um café ainda em São Paulo antes de encarar a viagem.

A padaria ficava a 7,4 km do local de origem, mas com intensas subidas típicas do bairro do Morumbi. Foram gastos 5% da energia nesse trecho, o que já deu um frio na barriga. De São Paulo a Araquari pela BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), há apenas dois pontos de recarga, ambos em território paulista (Registro e Cajati) e com tomada rápida.

BMW iX
BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Após Curitiba (PR), todos os carregadores ficam em perímetro urbano e estão ou na capital do Paraná ou na catarinense Joinville, cidade vizinha a Araquari. Ou seja, contamos com a sorte e a eficiência do BMW iX.

A segunda parada para esticar as pernas e conferir o andamento da viagem foi no Graal Japonês, a 81 km da padaria do café da manhã e a 89 km da sede da BMW, entre as cidades paulistas de Juquitiba e Santa Rita do Ribeira. Por lá, o quadro de instrumentos marcava 87% da bateria e uma autonomia de ainda impressionantes 639 km.

Continua após a publicidade
BMW iX
Segunda parada da missão foi no Graal Japonês, a 89 km da sede da BMW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pausa e imagens feitas, seguimos viagem. Antes, mais um adendo: registramos os principais pontos do trajeto em stories no Instagram da Quatro Rodas, em tempo real. Visite o nosso perfil e veja os vídeos salvos em Destaques, com o nome “SP-SC de BMW iX”.

Compartilhe essa matéria via:
BMW iX
BMW iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Saímos do posto e logo iniciamos um longo trecho de descida de serra na Rodovia Régis Bittencourt. É o paraíso para carros elétricos: nesse cenário, o freio entrou em ação e a energia passou a ser regenerada.

Continua após a publicidade

Durante o trecho, o SUV conseguiu recuperar 1% da carga – bastante coisa para a enorme bateria de 111,5 kWh da versão topo de linha submetida ao teste – e ultrapassou os 800 km de autonomia projetada.

BMW iX
BMW iX em registro na fronteira entre os estados de São Paulo e Paraná (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Criou-se um clima de empolgação e uma vontade de ir ainda mais longe, mas a felicidade durou pouco. Logo após a descida, havia retas e uma situação mais real. Vale dizer que mantivemos a velocidade da via, que varia de 60 a 110 km/h, sem acelerações bruscas. Além disso, trafegamos no modo de condução mais eficiente e com o ar-condicionado ligado.

Ao passar por Cajati, a aproximadamente 220 km do local de origem e com 347 km restantes, já havíamos voltado ao modo “a vida como ela é”. O carro marcava um alcance de 560 km e 73% da carga. Na divisa entre os estados de São Paulo e do Paraná, a autonomia era de 317 km. A capacidade da bateria estava em 53%, com mais 237 km pela frente.

Antes improvável com um elétrico, passamos por três estados diferentes com o iX
Antes improvável com um elétrico, passamos por três estados diferentes com o iX (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A felicidade da descida foi substituída por momentos de tensão, já que, antes e depois da divisa, há trechos de subida de serra que elevaram (e muito!) o gasto energético. Também foi no Paraná a última parada antes do destino final, especificamente em um posto em São José dos Pinhais, logo após Curitiba.

Fizemos mais registros e abastecemos o nosso Chevrolet Onix de Longa Duração, que fez desta sua última viagem. Por sua vez, o BMW iX já marcava 34% restantes de carga nas baterias e 224 km de alcance. Eram 17h04, e havíamos percorrido aproximadamente 410 km. Já em território catarinense e sem a luz do sol, a carga da bateria parecia se aproximar do fim.

BMW iX
Última parada antes do destino final, em São José dos Pinhais (PR) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Havia 24% de capacidade quando chegamos ao último trecho de serra – uma íngreme descida com velocidade máxima de 60 km/h, muito trânsito e uma garoa fina, que nos colocava em estado de atenção e não nos permitia tirar o pé do freio.

O resultado? A regeneração de bem-vindos 5% de bateria, elevando o alcance para mais de 250 km. Pelo mapa, faltavam apenas 70 km até a fábrica brasileira da BMW.

Continua após a publicidade
BMW IX 50
Missão cumprida: iX chega a Araquari com folga na autonomia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quase 11 horas após a saída de São Paulo, chegamos sãos, salvos e com 20% de bateria, além de impressionantes 196 km de autonomia restantes – suficientes para chegar, com algum esforço, até Florianópolis. Isso, é claro, se não houvesse trechos com longas subidas pelo caminho.

Na fábrica, uma funcionária nos aguardava para que pudéssemos entrar e, enfim, dar uma carga na bateria do iX. O carregador, vale dizer, oferecia carga rápida por meio de um sistema de captação solar e armazenamento de energia em baterias recicladas do monovolume i3, o primeiro carro elétrico da marca no Brasil.

BMW iX
Uma rápida recarga antes de partir para o local de pernoite do iX: a concessionária Euro Import, em Joinville (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como não pudemos deixar o iX plugado na fábrica de um dia para o outro, outras pessoas ainda nos esperavam na concessionária Euro Import, em Joinville. Seria lá a noite de sono e de recarga do SUV para que, no dia seguinte, pudéssemos retornar a São Paulo com as baterias cheias, mesmo que planejássemos paradas para recarga no retorno.

No dia seguinte, um imprevisto: a concessionária passou por problemas elétricos durante a noite e o iX não recarregou.

BMW iX
Problema na rede elétrica da concessionária atrapalhou ligeiramente os planos de retorno (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os responsáveis notaram apenas pela manhã e posicionaram o carro em outro carregador. O nível, porém, subiu apenas 40% e ficou em 63%, insuficientes para chegar ao carregador mais próximo no caminho para São Paulo, em Tabatinga (PR). Já a tomada de maior capacidade na estrada estava disponível apenas em Registro (SP).

Decidimos levar o SUV a um carregador rápido de Joinville para, aí sim, completar a carga e voltar às terras paulistanas.

Por fim, o BMW iX não apenas cumpriu sua missão com folga como deixou claro que, mesmo com certos imprevistos, o tempo de se viajar com carros elétricos chegou. O utilitário esportivo ainda fez isso com muita tecnologia, conforto e sem gastar uma gota ou um centavo de gasolina.

Sem sucesso na recarga durante a noite, um posto foi a salvação no retorno
Sem sucesso na recarga durante a noite, um posto foi a salvação no retorno (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.