BMW lança seu primeiro SUV elétrico: iX3 tem 460 km de autonomia
Modelo que tem como base o X3 já havia sido mostrado no Salão de Pequim em 2018. Carro estreará em 2021 justamente no mercado chinês
Em 2018, no Salão do Automóvel de Pequim, a BMW apresentava com pompa o protótipo de seu primeiro SUV elétrico: o iX3.
No entanto, só agora, dois anos depois, o carro foi oficialmente lançado. Baseado na atual geração do X3, o iX3 conta com um conjunto de baterias de 80 kWh e um motor elétrico. A potência chega a 282 cv e o torque a 40,7 kgfm.
De acordo com a BMW, a autonomia é de 460 km com uma carga, o que o deixa abaixo, por exemplo, do Tesla Model X (roda até 565 km), um de seus possíveis concorrentes na Europa.
Sobre desempenho, o carro tem tração traseira e segundo dados do fabricante atinge os 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
O design exterior remete bastante ao irmão a combustão, mas com algumas mudanças, como a tradicional grade em formato de duplo rim, que no elétrico é parcialmente fechada para ganho aerodinâmico.
Há também um contorno na cor azul por toda a carroceria, presente também na cabine do veículo, que serve para caracterizar a linha elétrica da marca.
O iX3 é o primeiro de três carros elétricos que serão lançados pela BMW nos próximos meses. Para 2021, espera-se a chegada do sedã i4 e de um SUV maior, que por enquanto é chamado de iNext.
As primeiras entregas do iX3 começam no final deste ano para o mercado chinês e em 2021 o carro segue para a Europa. O SUV não será vendido nos EUA e as chances de vir para o Brasil são remotas.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.