Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

BMW M5 híbrido de 727 cv leva consumo do seu V8 de 9 km/l para 62 km/l

BMW M5 2025 ganhou novo visual, mas o destaque é por conta da nova versão híbrida plug-in, que ganhou potência e torque mas ficou muito mais econômica

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 26 jun 2024, 14h03 - Publicado em 26 jun 2024, 14h00
BMW M5
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Depois de apresentar o novo M2, chegou a vez do mais luxuoso dos sedãs esportivos da BMW ser revelado. O novo BMW M5 mudou seu visual, mas o grande destaque é a estreia de versões com mecânica híbrida plug-in. O novo M5 PHEV, por conta da maior bateria instalada, pode ser recarregado em eletropostos e permitir rodagem 100% elétrica por dezenas de quilômetros.

Como se espera de um esportivo, o conjunto eletrificado também veio para trazer mais potência: t tradicional V8 4.4 turbo agora entrega 569 cv e 71,4 kgfm — antes eram 600 cv e 76,4 kgfm —, mas, se aliado ao motor elétrico, o conjunto chega aos 727 cv e 102,0 kgfm.

Apesar do significativo aumento de potência e torque, seu desempenho de 0 a 100 km/h piorou. O BMW M5 2025 cumpre o teste em 3,5 s, enquanto o M5 2024 levava 3,3 s. Culpa da própria eletrificação, que deixou o sedã esportivo 484 kg mais pesado (2.445 kg, ao todo) por conta do motor extra e da bateria. Pelo menos a velocidade máxima segue a mesma: 250 km/h para o M5 padrão e 306 km/h para quem optar pelo pacote M Drive.

BMW M5
(Divulgação/BMW)

Já que não é possível ir mais rápido, pelo menos os donos gostarão do consumo de um híbrido plug-in. A BMW divulga médias entre 58 e 62 km/l de gasolina, segundo o ciclo WLTP e dependendo da rodagem ser na cidade, estrada ou ambos. Mas é preciso deixar a bateria sempre carregada pois, caso contrário, o V8 terá que assumir todo o trabalho pesado, jogando o consumo para cerca de 9 km/l.

BMW M5
(Divulgação/BMW)

O alcance em modo totalmente elétrico serve para o dia a dia: Até 69 km, mas que será menos se você acelerar até os 140 km/h de máxima no regime elétrico. A bateria de 18,6 kWh tem suporte para carregamento AC de até 7,4 kW, mas o tempo de carga não foi divulgado.

Continua após a publicidade

A transmissão do M5 é a Steptronic automática de oito velocidades. Assim como na versão anterior, a tração é dividida entre as quatro rodas. Porém, o motorista pode decidir quanto de força cada eixo irá receber, podendo até transformar o carro em um autêntico RWD. O Diferencial Ativo M é capaz de dividir a potência entre as rodas do lado esquerdo ou direito com mais eficiência. O bloqueio diferencial tem ajustes específicos, claro, para o uso em autódromos.

BMW M5
(Divulgação/BMW)

Para quem gosta de uma condução mais esportiva, há borboletas no volante que permitem a troca de marchas manual. Há até um “macete” para facilitar a vida do motorista que gosta de esportividade pois ao o segurar o paddle shift esquerdo, entra o Boost Control que, de uma vez, deixa todos parâmetros do carro no modo mais agressivo que há.

Continua após a publicidade
BMW M5
(Divulgação/BMW)

Na dianteira, o M5 usa suspensão duplo A com componentes de alumínio, mais leves para reduzir a massa não suspensa e não torná-lo ainda mais pesado. A suspensão traseira foi amplamente modificada para permitir os esterçamento das rodas; junto vieram novidades nos amortecedores adaptativos, que podem ser ajustados de maneiras distintas em cada roda.

BMW M5
(Divulgação/BMW)

 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Esteticamente, o M5 é bem parecido com o Série 5, seu irmão “bonzinho”, principalmente na versão elétrica que estreou no Brasil em fevereiro. Isso porque os dois têm os mesmos faróis e a mesma grade fechada e com bordas iluminadas. Até o símbolo ‘M’, que aparece no i5 M60, única versão vendida por aqui, também está presente no esportivo, porém um pouco mais destacado e com o número ‘5’ do lado.

BMW M5
(Divulgação/BMW)

Se quiser ver alguma diferença, olhe para o para-choque dianteiro. Além do desenho próprio, a peça do M5 tem entradas de ar maiores, tanto nas extremidades, quanto no centro. A traseira é outra com conjunto óptico idêntico ao do i5, se diferindo pelos novos defletores verticais e o para-choque mais esportivo e com escapamentos (dois, no caso).

BMW M5
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

As rodas são de 20’’ na frente e 21’’ na traseira e têm três designs diferentes. De fábrica, o M5 vem equipado com disco de 16’’ e pinça de seis pistões na dianteira e de 15,7 polegadas com pistão único nas rodas de trás, mas pode-se pagar mais pela opção em carbono-cerâmica.

BMW M5
O novo sistema operacional da BMW abriga boa parte funções do carro, eliminando boa parte dos botões físicas do painel (Divulgação/BMW)

Por dentro, o M5 foge um pouco do seu lado esportivo: os bancos são os M Function, que buscam ser um meio termo entre o conforto e a esportividade. Enquanto isso, o novo volante é revestido em couro e estreia um novo design. Entre outras mordomias, o M5 traz iluminação ambiente, sistema de som Hi-Fi da Bowers & Wilkins, teto panorâmico Sky Lounge, assentos aquecidos e ar-condicionado de quatro zonas.

BMW M5
Os poucos comandos que sobraram foram concentrados no console central (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Há também um conjunto de telas, sendo de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 14,9’’ para a central multimídia. A BMW adicionou ao esportivo seu novo sistema operacional 8.5, que tem como objetivo abrigar e facilitar o acesso às diversas funções do carro. É por esse motivo que vemos um painel e console central mais limpos, livres de muitos botões ou comandos.

BMW M5
(Divulgação/BMW)

O BMW M5 fará sua estreia oficial durante o Goodwood Festival of Speed, que acontecerá no Reino Unido entre os dias 11 e 14 de julho. O preço base sugerido para os EUA será de US$ 119.500, aproximadamente R$ 658.000 na cotação atual, um pouco mais caro que M5 da geração passado, que chegou estreou com o preço de US$ 102.600 (R$ 564.900).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.