Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine por apenas 7,99

Chineses adoram as grades enormes da BMW, que não vai se render às críticas

Críticas não afetam as vendas, e a preferência chinesa garante a sobrevivência das polêmicas grades nos próximos lançamentos

Por Cristiane Barreto
1 out 2025, 05h45 •
BMW IX 2026
BMW IX 2026 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade
  • A BMW não parece disposta a abandonar as grandes grades em formato de rim, mesmo diante das críticas que se acumulam há anos. Para Adrian van Hooydonk, chefe de design da marca desde 2009, a polêmica não afeta o ponto central: as vendas. Segundo ele, os clientes não veem problema no visual ousado, ao contrário do que indicam jornalistas e entusiastas mais conservadores.

    O X3 está há anos na linha de produtos da BMW com versões híbridas, a gasolina e a diesel. Adota generosas grades verticais, mas não tão grandes quanto as do iX e do M3. Já a versão elétrica, o iX3, mantém o mesmo estilo, mas em proporções ligeiramente menores.

    BMW X3
    BMW X3

    Era de se esperar que, com a chegada da nova linha elétrica da marca, a Neue Klasse, as grades fossem substituídas por dianteiras mais limpas. Mas isso não aconteceu. O estilo, ainda que inusitado, segue agradando especialmente ao público chinês.

    BMW M3 CS Touring
    BMW M3 CS Touring (Divulgação/BMW)
    Continua após a publicidade

    Segundo van Hooydonk, “em certas regiões, como a China, as pessoas ainda pedem grades grandes”. Os números confirmam: o mercado chinês representou quase um terço das vendas globais da BMW em 2024, com 791.000 carros – ainda que isso represente uma queda de 13% na comparação com o ano anterior.

    BMW X3 M50 2025
    BMW X3 M50 2025

    O curioso é que fabricantes locais, como a BYD, seguem caminho oposto, apostando em dianteiras mais discretas. Para o designer, no entanto, a adoção das grades não é apenas estética: elas funcionam como solução prática para esconder sensores, radares e câmeras dos sistemas de assistência à condução. No iX3, por exemplo, essa integração tecnológica está diretamente ligada ao pacote da nova geração elétrica.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo 2