BMW diz que motores a combustão seguirão em linha mesmo com elétricos
Mesmo com a plataforma elétrica Neue Klasse, BMW afirma que manterá motores a combustão em SUVs e modelos de entrada.
A BMW afirma que os motores a combustão não vão desaparecer tão cedo. Mesmo com bilhões investidos na plataforma elétrica Neue Klasse, a marca deixa claro que o motor tradicional continuará presente, especialmente em modelos de entrada e nos SUVs.
Os altos custos de baterias, a demanda incerta e regulações em debate fazem com que híbridos e veículos elétricos com extensor de autonomia ganhem relevância. Porsche e Mercedes-Benz também defendem que soluções intermediárias são necessárias para equilibrar vendas e eletrificação.
A estratégia da BMW combina três arquiteturas distintas. A Neue Klasse será dedicada a elétricos, enquanto outra plataforma atenderá modelos de entrada a combustão. Para os SUVs maiores, a montadora criou um sistema flexível, capaz de receber motores elétricos, híbridos plug-in ou apenas motores a combustão. O objetivo é adaptar a produção às condições de cada mercado e realidade econômica.
Na Europa, a meta de acabar com carros novos a combustão em 2035 ainda está em discussão. Possíveis exceções incluem híbridos plug-in e motores preparados para combustíveis sintéticos. Oliver Zipse, CEO da BMW, criticou a rigidez da regulamentação, apontando que ela não considera o impacto ambiental da produção de baterias e do abastecimento de energia elétrica.
A BMW deixa claro: eletrificação é inevitável, mas a coexistência entre combustão e elétrico será regra por mais tempo do que muitos previam. A estratégia busca manter competitividade e oferecer opções a diferentes públicos.
Outras marcas europeias, como Audi, Porsche e Bentley, também revisaram seus planos e decidiram manter linhas a combustão. A decisão reflete a pressão do mercado, a demanda contínua dos clientes e as diferenças de infraestrutura entre regiões.








