Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

BMW supera Tesla e lança piloto automático que é automático de verdade

Função estreia no BMW Série 7 e permite ao motorista largar o volante e fazer outras coisas sem cometer infrações de trânsito

Por Eduardo Passos
Atualizado em 27 nov 2023, 17h04 - Publicado em 27 nov 2023, 17h04
Com novo piloto automático da BMW, motorista pode assistir streamings e usar celular sem problema algum (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Quando o assunto é automação veicular, muitos pensam que a Tesla oferece o melhor “piloto automático” do mercado. Na verdade, a norte-americana perde para duas alemãs: a Mercedes-Benz e a BMW, que acaba de se tornar mais uma fabricante a oferecer o desejado nível 3 de carros autônomos.

Com base na classificação da SAE, o nível 3 é o primeiro grau de automação que permite ao motorista, de fato, abrir mão de comandar o carro. No caso do novo Série 7, quem cuidará da condução é o BMW Personal Pilot L3, software que poderá ser comprado online a partir do mês que vem, por 6.000 euros. Em março, bastará ao proprietário fazer o download via central multimídia e o seu carro estará habilitado à função.

BMW Personal Pilot L3 (7)
Luzes verdes no volante indicam que o sistema está ativado (Divulgação/BMW)

Ainda que os carros da Tesla tenham boas funções de automação, a empresa de Elon Musk não passa do nível 2 da escala. Na prática, as diferenças são aparentemente pequenas, mas é a partir do nível 3 que, legalmente, o motorista pode se distrair com outras coisas sem ser responsabilizado por eventuais acidentes.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
BMW Personal Pilot L3 (4)
Sensores do carro são visíveis ao redor da carroceria (Divulgação/BMW)

Para tanto, é necessário que o carro ofereça boa dose de confiança. Logo, os BMW aptos ao Personal Pilot L3 trazem sensores de GPS altamente precisos, que funcionam em conjunto com câmeras com visão em 360º e conectados à nuvem via 5G.

Continua após a publicidade
BMW Personal Pilot L3 (2)
Inicialmente, sistema funcionará em condições bem específicas (Divulgação/BMW)

Dessa forma, a inteligência artificial do carro compreende bem o ambiente ao seu redor, ainda mais com o uso de sensores ultrassônicos e o lidar — dispositivo que gera uma imagem 3D com o disparo de lasers. É justamente o lidar que vem possibilitando que montadoras atinjam o nível 3 de automação. A Tesla, entretanto, se apoia em câmeras e redes neurais, com o elevado custo do equipamento desagradando Elon Musk.

Lidar imagem
Exemplo de imagem gerada por um lidar num carro (Argo AI/Reprodução)
Continua após a publicidade

A BMW garante: com o piloto automático ativado, o motorista pode esquecer da estrada e se dedicar a tarefas secundárias, como escrever e-mails ou assistir a um streaming na central multimídia. Mas existem situações em que a intervenção humana é necessária (ao contrário dos níveis mais altos). Nesse caso, o Série 7 emitirá alertas para que o condutor reassuma o volante. Se, depois de vários avisos, isso não acontecer, o carro encosta automaticamente no acostamento.

BMW Série 7
O ano é 2024: você está na Alemanha e um BMW Série 7 te fecha; talvez o alvo da buzina seja o computador, não o motorista (Divulgação/BMW)

Isso acontece porque, mesmo com tantos equipamentos, ainda não chegamos perto da automação total. Tanto que o Personal Pilot L3 só funciona na Alemanha, em estradas separadas por canteiros centrais e a no máximo 60 km/h, por enquanto. Esse é o primeiro sistema, todavia, que funciona à noite. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.