Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

BMW também é acusada de alterar emissões de carro a diesel; empresa nega

Unidade do X3 teria produzido 11 vezes mais poluentes do que o permitido em teste

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 24 set 2015, 11h38
geral

A semana segue turbulenta para as grandes montadoras alemãs. Nesta quinta-feira, o periódico Auto Bild publicou uma reportagem em que afirma que a BMW também fraudou as emissões de carros com motores movidos a diesel – ou, mais precisamente, de uma unidade do X3 xDrive 20d testada pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O modelo em questão teria produzido 11 vezes mais poluentes durante o teste do que o limite máximo pressuposto pela legislação europeia.

Em resposta à polêmica, o grupo BMW divulgou um comunicado em que nega categoricamente a manipulação ou a trapaça em testes de emissão. A montadora afirma observar os requerimentos legais em cada país e descartou ter instalado um software que varia a emissão em situações de teste ou em situações de trânsito rotineiras.

Apesar da rápida resposta da BMW, o mercado global não parece ter reagido bem à notícia do Auto Bild. Na Europa, as ações da companhia caíram 9,7% ao fim da manhã desta quinta-feira, a maior porcentagem nos últimos nove anos.

Continua após a publicidade

ATUALIZAÇÃO

O Auto Bild acaba de divulgar uma retratação em que afirma que não há evidências de manipulação por parte da BMW. Segundo a publicação alemã, os valores de emissão divulgados pelo ICCT foram obtidos em um único teste com uma hora de duração, e o Auto Bild não teve acesso aos detalhes da avaliação. O jornal afima que não teve a intenção de acusar a BMW de manipulação, e que sua reportagem foi interpretada errôneamente.

VEJA MAIS– VW admite que 11 milhões de carros podem ter controle de emissões adulterado– Relembre cinco grandes escândalos da indústria automotiva

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.