BMW, Volvo e Kia são as vencedoras do Car Design Awards 2024
BMW ganha como carro conceito, a Volvo como carro de produção com o EX30 e a Kia como identidade visual da marca. QUATRO RODAS faz parte do júri.
Foram divulgados os vencedores do Car Design Award 2024 e nós, de QUATRO RODAS, fomos convidados para fazer parte do júri de votação.
Apenas os portais automotivos mais relevantes de todo o mundo foram convidados para o júri e, no nosso caso, quem participou da votação foi o editor-chefe, Paulo Campo Grande.
Essa premiação ocorre desde 1984, quando foi fundada pela revista italiana Auto & Design e é definida pelos próprios organizadores como “Oscar do mundo do design de automóveis”.
O Car Design Award possui três categorias: “Carros Conceito”, “Carros de Produção” e “Identidade Visual da Marca”, sendo esta última categoria um prêmio atribuído para a empresa com destaque pela consistência e pluralidade de sua linguagem de marca na gama de produtos. Agora, vamos aos vencedores da premiação de 2024.
Carros Conceito: BMW Vision Neue Klasse
O sedã com design altamente futurista foi revelado pela empresa alemã no ano passado. O modelo é simples em sua carroceria, com poucos vincos. Porém, apesar de ter um design “simples”, é ainda estranho aos nossos olhos observar um visual tão diferente do habitual.
Além do visual, o sedã vai muito além por conta de sua tecnologia de baterias e recarga. Segundo a BMW, o Neue Klasse poderá rodar até 936 km com apenas umas carga e ter uma recarga superrápida.
Por mais que pareça difícil, a marca alemã afirma que a partir de 2025 já passaremos a ver carros como o BMW Vision Neue Klasse nas ruas.
Motivações do júri para a escolha do conceito da BMW: “Nunca é fácil reinventar a linguagem de design de uma marca, no entanto o BMW Vision Neue Klasse faz exatamente isso sendo totalmente moderno, mantendo ao mesmo tempo os traços de estilo inconfundíveis que constituem o patrimônio da marca. No design cada vez mais homogêneo dos veículos eléctricos, uma homenagem ao passado e uma visão para o futuro.”
Em segundo e terceiro lugar ficaram os carros conceito Mazda Iconic SP e o Mercedes Vision One-Eleven, respectivamente.
Carros de Produção: Volvo EX30
O SUV elétrico compacto da Volvo chegou com visual um pouco mais futurista, mas de uma forma que atraiu o público.
O projeto foi muito bem pensado ela empresa sueca, que preencheu uma lacuna ainda não explorada pela marca.
Além do visual interessante, o SUV se tornou muito atraente por sua faixa de preço e se mostrou competitivo frente aos carros elétricos chineses baratos que invadiram diversos mercados internacionais. No Brasil, por exemplo, sua versão de entrada chegou por R$ 219.950, custando menos que um Jeep Compass a gasolina, mas com a grife de um Volvo e potência de 272 cv.
Motivações do júri para a escolha do Volvo EX30: “O pequeno SUV é verdadeiramente bonito. O exterior do EX30 é perfeitamente executado e o interior muito espaçoso. Um pequeno SUV com um forte sentido de luxo, apresentando uma linguagem de design típica da Volvo, simples, amigo do ambiente, prático, mas também capaz de trazer uma sensação refrescante com a seu design escandinavo distinto, mas sem precedentes.”
Em segundo e terceiro lugar ficaram o Alfa Romeo 33 Stradale e o Lamborghini Revuelto, respectivamente.
Identidade Visual da Marca: Kia
A nova identidade visual da Kia agradou aos olhos de grande parte do público, com um tom mais atual e modelos mais bonitos.
A empresa passou por uma grande reforma, alterando praticamente tudo, mas com grandes acertos durante esse processo.
Motivações do júri para a escolha da Kia: “Com a sua filosofia Opposite United, o design da Kia adotou uma abordagem não-conformista com o objetivo de induzir mudanças, sem medo de correr riscos. Inesperados à primeira vista, novos modelos da Kia travam o molde com parâmetros estéticos estabelecidos há muito tempo para introduzir um estilo totalmente novo e moderno linguagem formal. Uma inovação implacável para estabelecer uma nova identidade.”
Em segundo e terceiro lugar ficaram a Toyota e a BMW, respectivamente.