BMW X3 terá versão ‘básica’ sem motor seis-cilindros contra novo Audi Q5
O visual promete ser bastante próximo ao da versão mais cara, mas o motor será um 2.0 turbo de "apenas" 258 cv de potência

O BMW X3 ganhará uma nova versão de entrada para complementar sua gama no Brasil, até então representada apenas pela configuração esportiva M50 xDrive. Trata-se do X3 30 xDrive M Sport, cujo preço só será revelado no lançamento oficial, marcado para o próximo mês de outubro. Atualmente, a versão topo de linha M50 xDrive sai por R$ 625.950.
Na aparência, o X3 “básico” manterá o desenho já visto na versão mais cara, com exceção para a trama da grade – que continua com as bordas iluminadas. Também não mudam os para-choques (já que o modelo terá o pacote visual esportivo M Sport), faróis e lanternas full led.
A marca ainda não divulgou imagens que mostrem as rodas do modelo, tampouco revelou especificações sobre elas, detalhes que também serão conhecidos no próximo mês. As imagens que ilustram este texto são da versão 30e xDrive, com conjunto mecânico diferente, mas visual semelhante.

Estão garantidos itens como teto solar panorâmico, quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central multimídia, de 14,9 polegadas. Também há volante com base reta e iluminação ambiente personalizável, com alertas interativos em determinadas funções do veículo.
Embora a marca ainda não divulgue, é possível esperar por sistemas de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de pontos cegos, alertas de tráfego cruzado, entre outros.

A maior diferença do X3 30 xDrive M Sport para o M50 xDrive estará debaixo do capô. No lugar do seis cilindros 3.0 turbo com 398 cv de potência e 55 kgfm de torque, auxiliado por um sistema híbrido leve de 48 V, há um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, também híbrido leve de 48 V, com 258 cv e 40,8 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas e, a tração, integral.
De acordo com a BMW, a nova configuração é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos – na comparação, a versão mais potente leva 4,6 segundos.
O X3 será oferecido com serviços de manutenção (o BMW Service Inclusive, ou BSI) gratuitos pelo período de três anos ou 40.000 km, o que ocorrer primeiro.