Uma das grandes – literalmente – novidades da BMW para 2019 chegou. O BMW X7 estreia nas ruas americanas em março deste ano e se mostra pronto para disputar (muito) espaço com Mercedes-Benz GLS e Audi Q7.
Inspirado no conceito X7 iPerformance, divulgado no Salão de Los Angeles do ano passado, o SUV grandalhão será lançado no Brasil no segundo semestre deste ano.
Preços e versões ainda não estão definidos, mas podemos esperar algo na faixa – provavelmente acima – de R$ 500 mil.
Pelo menos em tamanho, o X7 chega impondo respeito: são 5,16 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,80 m de altura. O entre-eixos tem 3,10 metros, o equivalente ao de picapes médias como Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.
Na comparação com o irmão menor X5, são nada menos que 22 cm a mais de comprimento e 12 cm de diferença na distância entre os eixos.
As rodas têm 21 ou 22 polegadas polegadas, o teto é quase plano e as janelas têm acabamento cromado. Já a tampa do porta-malas é dividida horizontalmente em duas partes, como no X5.
Por seu entre-eixos ser maior, o espaço é uma de suas maiores de virtudes. Tanto que o modelo leva até sete passageiros.
Os dois viajantes da terceira fileira têm assentos completos com braços, porta-copos e portas USB. A fileira do meio pode ser configurada com dois bancos individuais como equipamento opcional.
Internamente, o luxo não para por aí. A BMW também adicionou no X7, assim como no novo Série 3, o assistente pessoal da marca, o Intelligent Personal Assistant (IPA), que funciona como a Siri da Apple.
O sistema responde a comandos de voz e a perguntas feitas pelo motorista, além de fornecer atualizações sobre o carro.
O co-piloto eletrônico também pode receber qualquer nome e é acionado através do comando “Hey, BMW”.
Além disso, o SUV vem equipado com couro Vernasca, ar-condicionado automático de quatro zonas, teto panorâmico de vidro e rodas de liga leve de 20 polegadas.
Nos EUA, o X7 xDrive40i começa em US$ 73.900 (cerca de R$ 275 mil) e o X7 xDrive50i em US$ 92.600 (R$ 345 mil).
O 40i usa o motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha, que gera 340 cv e 45,6 mkgf, levando o SUV de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph, na medição americana) em 5,8 segundos.
Já o xDrive50i usa um V8 4.4 biturbo de 462 cv e 66,2 mkgf, acelerando 0 a 96 km/h em 5,2 segundos.
Os motores são acoplados ao câmbio automático Steptronic, de oito marchas.
O BMW X7 também conta com suspensão adaptativa, dotada de amortecedores controlados eletronicamente e molas pneumáticas em ambos os eixos.
Para adequar-se ao piso, a distância do veículo em relação ao solo pode variar em até 8 centímetros.
O X7 será fabricado na Califórnia, mesmo local onde também são produzidos X3, X4, X5 e X6.