O maior e mais potente modelo da história da smart nem chegou às concessionárias, mas já teve sua versão Brabus confirmada. A customizadora especializada em desenvolver variantes mais parrudas de modelos da Mercedes-Benz desenvolveu um projeto de aproximadamente 428 cv para o #1 (sim, este é o nome do carro).
Se o modelo original tem um motor 100% elétrico de 272 cv instalado no eixo traseiro, a solução da Brabus foi instalar outro propulsor elétrico, no eixo dianteiro, para entregar 156 cv adicionais.
Embora os dados técnicos não tenham sido divulgados oficialmente, a expectativa é por uma aceleração de 0 a 100 km/h próxima de 3,7 segundos, além de autonomia de 500 km no ciclo NEDC. Já a velocidade máxima foi mantida em 180 km/h, pensando na vida útil da bateria.
A inclusão de um novo motor só foi possível por conta da plataforma original do #1, chamada de SEA. Ela teve desenvolvimento liderado pela Geely, empresa chinesa que hoje detém 50% da smart.
É claro que, além do desempenho, o crossover fuçado pela Brabus também teve o visual mais apimentado. Há vincos no capô, spoiler traseiro, uso de vermelho em diversos componentes, além de um para-choque traseiro redesenhado.
As exclusivas rodas de 19 polegadas deram outra pegada ao #1, assim como o interior com pedaleiras em alumínio, bancos com revestimento em microfibra e diversos itens decorados em vermelho, como costuras dos elementos em couro, cintos de segurança e frisos no painel.
Tanto o projeto original do crossover da smart, quanto a variante da Brabus devem chegar primeiro à China para só então serem distribuídos para outros mercados.