Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Bugatti e Rimac terão joint venture para desenvolver hipercarros elétricos

Com o nome de Bugatti-Rimac, a nova empresa manterá as marcas separadas e focará no compartilhamento de entre as duas

Por João Vitor Ferreira
5 jul 2021, 16h54
carros bugatti e Rimac
(Rimac/Divulgação)

Após especulações, Bugatti e Rimac vão se juntar em uma joint venture. A nova empresa se chamará Rimac-Bugatti LLC e combinará a experiência centenária da marca francesa, com a tecnologia adquirida pela empresa croata com carros elétricos, para criar uma nova gama de hipercarros elétricos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

As marcas permanecerão separadas, mantendo suas fábricas, unidades de distribuição e produção dos seus principais modelos – Chiron e Nevera.

Continua após a publicidade

A partir de 2023, a nova empresa terá sede única no Campus Rimac, um centro de desenvolvimento e pesquisas tecnológicas em Zagreb, que contará com 2.500 funcionários. Até o momento, ambas as marcas juntas empregam 430 pessoas – 130 na fábrica da Bugatti em Molsheim, na França, e 300 na capital croata.

O Rimac Group será dono da maior fatia da nova empresa, com 55% de participação. A Porsche, que assim como a Bugatti também pertence ao grupo Volkswagen, terá 45%. Vale lembrar que após investimentos de 83 milhões de euros, a Porsche virou detentora de 24% do Rimac Group, dividindo o resto com Mate Rimac, criador da empresa que detém 37%, a Hyundai Motor Group com 12% e outros investidores que compõem os 27% restantes.

O próprio Mate Rimac será o CEO da Bugatti-Rimac, contando com Oliver Blume e Lutz Meschke, presidente e vice da Porsche, como membros do conselho supervisor. 

Continua após a publicidade

A Rimac, diferente da já consolidada Bugatti, é uma empresa recente, fundada em 2009, quando Mate tinha somente 21 anos. De lá pra cá, se especializou no ramo de motores elétricos e baterias, podendo ser essa a tecnologia que a marca francesa esteja procurando para substituir o seu W16 a gasolina. Além do Nevera, a Rimac também lançou o Concept One e trabalhou para marcas como Jaguar, Aston Martin e a sueca Koenigsegg.

esquema de divisão das empresas da nova joint venture
Esquema que mostra a ligação e divisão de ações das empresas envolvidas na junção entre Bugatti e Rimac (Rimac/Divulgação)

“Acabamos de lançar nosso mais recente hipercarro, o Nevera, com aclamação global universal. Portanto, não posso começar a dizer o quão animado estou com o potencial dessas duas marcas incríveis combinando conhecimento, tecnologias e valores para criar alguns projetos verdadeiramente especiais no futuro.”, comentou o fundador da Rimac.

Continua após a publicidade

Todo o fornecimento de tecnologia e desenvolvimento ficará a cargo do braço tecnológico da empresa croata, agora chamado de Rimac Technology. Essa nova entidade será uma empresa independente – que também pertence ao Rimac Group – portanto, poderá trabalhar para montadoras de todo o mundo.

Rimac e Bugatti
(Rimac/Divulgação)

“Estamos combinando a forte experiência da Bugatti no negócio de hipercarros com a tremenda força inovadora da Rimac no campo altamente promissor da eletromobilidade. A Bugatti está contribuindo com uma marca rica em tradição, produtos icônicos, uma base de clientes leais e uma rede global de revendedores para a joint venture. Além da tecnologia, a Rimac está contribuindo com novos desenvolvimentos e abordagens organizacionais.”, conta Oliver Blume.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.