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BYD D1: carro elétrico para táxis e aplicativos estreia por R$ 269.990

O monovolume é pensado para o transporte de passageiros, tendo até porta traseira deslizante e automática

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 20 jul 2022, 12h04 - Publicado em 20 jul 2022, 12h03
BYD D1 EV
 (BYD/Divulgação)
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Sucesso na China, onde vendeu mais de 100 mil unidades só no ano passado, o BYD D1 EV chega para ser o terceiro carro elétrico da marca por aqui, fazendo companhia ao SUV BYD Tan e o sedã BYD Han. Porém, provavelmente, você não poderá adquirir um desses.

Isso porque a proposta do BYD D1 é de ser um veículo de frota, sendo pensado, principalmente, como táxi ou carro de aplicativo. Tanto é que seu desenvolvimento foi feito em parceria com a DiDi Chuxing, empresa que é dona da 99 Táxi na China. Por aqui, a própria 99 está sendo a responsável por fazer os primeiros testes do veículo.

BYD D1 EV traseira
(BYD/Divulgação)

O motor elétrico tem 136 cv e 18,3 kgfm, tendo sua velocidade limitada aos 130 km/h. Já as baterias tem 53 kWh e proporcionam autonomia de até 371 km. É menos que os demais modelos da BYD, mas não deixa de ser um bom número, considerando a vocação urbana do veículo. Em carregador rápido, é possível recarregar 80% da capacidade em 35 minutos.

BYD D1 EV lateral
A porta traseira direita abre lateralmente e exibe a palavra “welcome” (bem-vendo, em inglês) quando é aberta (BYD/Divulgação)
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Só que a motorização não é o mais interessante deste modelo, mas sim sua vocação. O carro tem porte de SUV médio, com 4,39 m de comprimento,1,65 m de altura e 1,85 mm de largura. Já o entre-eixos é o equivalente ao de um sedã médio, medindo 2,80 m. Isso para poder proporcionar mais espaço para os até três ocupantes da segunda fileira. O assoalho plano também ajuda a dar mais comodidade.

Por outro lado, o monovolume tem apenas 12,5 cm de vão livre. É menos que o nosso antigo Chevrolet Onix Plus de Longa Duração, que tinha 2,17 cm e sofria para passar por alguns obstáculos urbanos. Segundo a BYD isso serve para facilitar a entrada dos passageiros nos bancos traseiros.

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BYD D1 EV frontal
(BYD/Divulgação)

Outro detalhe pensado para o conforto de quem vai pedir um carro no aplicativo é a porta traseira direita. Diferente das demais, ela é deslizante e tem acionamento automático, facilitando o embarque e desembarque de passageiros. E ainda exibe a mensagem “welcome” — ou bem-vindo, na tradução — ao ser aberta.

BYD D1 EV porta-malas
O porta-malas não teve seu tamanho informado, mas a BYD diz que ele tem “amplo espaço para malas de viagem” (BYD/Divulgação)
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Quem viaja atrás ainda dispõe de quatro tomadas USB para carregamento de celular (duas em cada banco), porta-copos, suporte para telas atrás de cada assento dianteiro e ar-condicionado de duas zonas. A BYD ainda garante que há “amplo espaço para pernas e bolsas” na segunda fileira.

BYD D1 EV porta-copos
Passageiros dispõe de alguns acessórios para aumentar o conforto (BYD/Divulgação)

O motorista poderá controlar as funções do carro pela central multimídia de 10,1’’ ou então utilizar o assistente de voz. Os passageiros também poderão controlar algumas funções do carro, como a temperatura do ar, por exemplo. Já os bancos, segundo a BYD os são ergonômicos e ideais para longos períodos na direção.

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BYD D1 EV interno cabine
(BYD/Divulgação)

Para auxiliar o motorista, o D1 tem diversos recursos de segurança, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa – com vibração no volante – e alerta de colisão de pedestres. Outro sistema é o Driving Monitoring System, que através da análise por vídeo, voz e outros recursos, envia alertas ao motorista quando reconhece que ele está perdendo a atenção no trânsito, podendo até acionar o freio em casos extremos.

BYD D1 EV painel
(BYD/Divulgação)

Todos os recursos citados são referentes à versão topo de linha, GS, que será vendida por R$ 269.990 no esquema B2B (Business to Business). A BYD também informa que outra variante mais barata chamada GL estará disponível, entretanto, ainda não tem data de lançamento ou preço definidos.

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