Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

BYD está construindo uma fábrica-cidade que produz 1 milhão de carros

Complexo contará com casas para os funcionários, escolas, shopping centers e até um campo de futebol

Por Nicolas Tavares
31 mar 2025, 13h03
Fábrica da BYD em Zhengzhou
Fábrica da BYD em Zhengzhou (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

A BYD está fazendo de tudo para ser uma das maiores fabricantes do mundo em todos os aspectos. Após anunciar um novo carregador capaz de carregar um carro em 10 minutos, a empresa chinesa agora sonha grande com a fábrica em Zhengzhou (China), que medirá nada menos do que 130 km².

O tamanho é impressionante e fará com que seja a maior fábrica de carros elétricos do mundo, superando a Gigafactory da Tesla em Nevada, que mede 11,6 km². O complexo será maior do que algumas capitais brasileiras, como Boa Vista (RR), que tem 128.123 km² de área urbana, ou Macapá (AP), com 128.123 km².

BYD-U9-9-Milhões (02)
(Divulgação/BYD)

Para a BYD, este é um experimento. Todo o complexo foi feito para ser uma cidade de fato, com casas e locais para entretenimento para todos os funcionários, como campos de futebol e quadras de tênis. Hoje, 60.000 trabalhadores já estão no local e a BYD planeja trazer mais 200.000 pessoas de diversos países nos próximos meses.

A construção está acontecendo em oito fases e a BYD atualmente está na fase cinco. Quando estiver pronta, a fábrica será capaz de montar um milhão de veículos por ano, começando pelo Song Pro DM-i.

Continua após a publicidade

Can you imagine a factory larger than San Francisco? It’s happening in China with BYD’s Zhengzhou branch which will be 10 times larger than Tesla’s Gigafactory in Nevada.
byu/5upralapsarian inSino

Uma das formas de acelerar a produção, além de ter os funcionários morando no local, é a verticalização. Além de montar os modelos, o complexo terá uma área de produção de baterias e outras integrações, reduzindo consideravelmente os custos e o tempo gasto com transporte de componentes.

Continua após a publicidade

A megafábrica não está livre de críticas, até mesmo na China. Caso haja uma queda na demanda acentuada o suficiente para afetar a produção, o complexo pode virar uma cidade fantasma. Há também a preocupação sobre o impacto ambiental e a expansão descontrolada da área urbana.

Em 2024, a BYD vendeu 4,25 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in. Isto significa que a fábrica de Zhengzhou produzirá um quarto de toda a fabricação da marca. A impressão de que é um exagero é forte, porém há um motivo para a montadora apostar tão grande. Muitos analistas e executivos acreditam que a indústria automotiva chinesa está em um período de transição, em que a maioria das marcas desaparecerá, com menos de 10 empresas sobrevivendo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.