Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

BYD King é híbrido plug-in, mas Toyota Corolla é mais econômico

Mesmo com motor elétrico mais potente e com baterias maiores, o BYD King consome mais gasolina que o Toyota Corolla; entenda

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jul 2024, 10h16 - Publicado em 19 jul 2024, 10h35
BYD King
BYD King (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

A mais nova tabela de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, revelou o consumo do BYD King sedã híbrido plug-in lançado há um mês. E ele não conseguiu registrar números melhores que o Toyota Corolla Hybrid.

Ambos os sedãs são híbridos, mas cada um usa uma tecnologia diferente.

O Toyota Corolla Hybrid é HEV, um híbrido pleno: tem um motor elétrico de 72 cv que pode auxiliar o motor 1.8 flex de 101 cv a qualquer momento, e sua bateria não necessita de recarga externa: é tão pequena que recarrega nas frenagens e desacelerações do carro. Mas não roda mais que 2 km em modo elétrico.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O BYD King é um PHEV, um híbrido plug-in: seu motor elétrico (de 179 ou 194 cv) também pode auxiliar o motor 1.5 a gasolina de 110 cv mas, por ser mais potente, pode se tornar o principal motor de tração a depender da gestão dos motores e da carga na bateria. A bateria é maior e necessita de recarga externa, mas a autonomia elétrica também é maior.

Continua após a publicidade

Autonomia elétrica do BYD King (PBE Inmetro):

BYD King GL 209 cv – 8,3 kWh: 32 km

BYD King GS 235 cv – 18,3 kWh: 80 km

Os motores elétricos maiores e a forma como atuam proporcionam uma potência máxima maior no BYD King (a potência combinada do Toyota Corolla é de 122 cv), mas o consumo do sedã chinês no ciclo de medição do Inmetro é maior.

BYD King
BYD King (Divulgação/BYD)

Consumo do BYD King (PBE Inmetro):

Versão Urbano Rodoviário
BYD King GL 209 cv 16,8 km/l 14,7 km/l
BYD King GS 235 cv 16,3 km/l 14,3 km/l

O maior consumo da versão mais cara, pode ser devido justamente à sua bateria de maior capacidade. As baterias são pesadas e esse peso extra impactam no consumo em todas as situações.

Continua após a publicidade

O Inmetro também divulga um consumo elétrico equivalente ao consumo de combustível, baseado na proporção 1 kw – 120 ml de gasolina, para carros híbridos plug-in. Mas esses números (que superam os 40 km/l) são para a comparação com carros elétricos e não devem ser considerados na comparação com outros carros.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O peso menor costuma beneficiar os números de consumo dos híbridos plenos (HEV). Isso pode explicar o menor consumo do Toyota Corolla quando comparados os números de consumo com gasolina – afinal, o sedã de origem japonesa é flex.

Consumo do Toyota Corolla Hybrid (PBE Inmetro):

Versão Urbano (G) Rodoviário (G) Urbano (E) Rodoviário (E)
Altis 18,5 km/l 15,7 km/l 12,8 km/l 11,1 km/l
Altis Premium 18,5 km/l 15,7 km/l 12,8 km/l 11,1 km/l

Com essas médias, o Toyota Corolla só perde pro BYD King em autonomia máxima. O Corolla, com seu tanque com apenas 43 litros, poderia rodar 795 km com um tanque. Já o BYD King, com 48 litros, pode rodar 806 km com um tanque de gasolina.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.