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BYD King é híbrido plug-in, mas Toyota Corolla é mais econômico

Mesmo com motor elétrico mais potente e com baterias maiores, o BYD King consome mais gasolina que o Toyota Corolla; entenda

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jul 2024, 10h16 - Publicado em 19 jul 2024, 10h35
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  • A mais nova tabela de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, revelou o consumo do BYD King sedã híbrido plug-in lançado há um mês. E ele não conseguiu registrar números melhores que o Toyota Corolla Hybrid.

    Ambos os sedãs são híbridos, mas cada um usa uma tecnologia diferente.

    O Toyota Corolla Hybrid é HEV, um híbrido pleno: tem um motor elétrico de 72 cv que pode auxiliar o motor 1.8 flex de 101 cv a qualquer momento, e sua bateria não necessita de recarga externa: é tão pequena que recarrega nas frenagens e desacelerações do carro. Mas não roda mais que 2 km em modo elétrico.

    Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
    Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O BYD King é um PHEV, um híbrido plug-in: seu motor elétrico (de 179 ou 194 cv) também pode auxiliar o motor 1.5 a gasolina de 110 cv mas, por ser mais potente, pode se tornar o principal motor de tração a depender da gestão dos motores e da carga na bateria. A bateria é maior e necessita de recarga externa, mas a autonomia elétrica também é maior.

    Autonomia elétrica do BYD King (PBE Inmetro):

    BYD King GL 209 cv – 8,3 kWh: 32 km

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    BYD King GS 235 cv – 18,3 kWh: 80 km

    Os motores elétricos maiores e a forma como atuam proporcionam uma potência máxima maior no BYD King (a potência combinada do Toyota Corolla é de 122 cv), mas o consumo do sedã chinês no ciclo de medição do Inmetro é maior.

    BYD King
    BYD King (Divulgação/BYD)

    Consumo do BYD King (PBE Inmetro):

    Versão Urbano Rodoviário
    BYD King GL 209 cv 16,8 km/l 14,7 km/l
    BYD King GS 235 cv 16,3 km/l 14,3 km/l
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    O maior consumo da versão mais cara, pode ser devido justamente à sua bateria de maior capacidade. As baterias são pesadas e esse peso extra impactam no consumo em todas as situações.

    O Inmetro também divulga um consumo elétrico equivalente ao consumo de combustível, baseado na proporção 1 kw – 120 ml de gasolina, para carros híbridos plug-in. Mas esses números (que superam os 40 km/l) são para a comparação com carros elétricos e não devem ser considerados na comparação com outros carros.

    Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
    Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O peso menor costuma beneficiar os números de consumo dos híbridos plenos (HEV). Isso pode explicar o menor consumo do Toyota Corolla quando comparados os números de consumo com gasolina – afinal, o sedã de origem japonesa é flex.

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    Consumo do Toyota Corolla Hybrid (PBE Inmetro):

    Versão Urbano (G) Rodoviário (G) Urbano (E) Rodoviário (E)
    Altis 18,5 km/l 15,7 km/l 12,8 km/l 11,1 km/l
    Altis Premium 18,5 km/l 15,7 km/l 12,8 km/l 11,1 km/l

    Com essas médias, o Toyota Corolla só perde pro BYD King em autonomia máxima. O Corolla, com seu tanque com apenas 43 litros, poderia rodar 795 km com um tanque. Já o BYD King, com 48 litros, pode rodar 806 km com um tanque de gasolina.

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