BYD passa Ford em vendas e encosta na Stellantis no último semestre
Entre julho e setembro, BYD teve o melhor trimestre da sua história vendendo 1,13 milhões de carros e faturando mais do que a Tesla

A BYD está bem próxima de se consolidar como uma das maiores fabricantes do mundo. No último trimestre, a chinesa já conseguiu um feito inédito, sendo a primeira de seu país a ultrapassar a Ford em vendas.
No caso, a BYD teve um total de 1,13 milhão de carros em todo mundo, exatamente 40.000 unidades a mais do que a rival americana durante o terceiro trimestre de 2024, segundo dados das próprias montadoras e da Markelines Information Platform. O feito colocou a montadora chinesa como a sexta fabricante que mais vendeu em todo o mundo entre julho e setembro.
Não só isso, esse foi o trimestre mais próspero da história da BYD, que está cada vez mais perto de alcançar a marca de 4 milhões de carros vendidos em um único ano. No acumulado do ano eles já venderam 3,25 milhões e estão bem próximos de passar a Ford, que soma 3,3 milhões de carros vendidos em 2024.

Para se ter uma noção de como foi o último trimestre da BYD, a empresa faturou mais do que a Tesla. Nesse período, a receita foi de 201 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 27,6 bilhões, enquanto a empresa do bilionário Elon Musk teve um faturamento de US$ 25,2 bilhões.
Mas não é só isso que está movimentando o mercado automotivo global. Segundo o Nikkei Ásia, estamos vendo uma queda de grandes empresas do mercado e uma ascensão de outros mais novos, em especial, os chineses.
As duas maiores montadoras do mundo, Toyota e Grupo Volkswagen, tiveram queda no último trimestre, por exemplo. Enquanto a primeira teve queda de 4%, totalizando 2,73 milhões de unidades vendidas, a da VW foi mais acentuada, caindo 7%, para 2,17 milhões de veículos.
A Hyundai Motor Group, terceira no geral, viu seus números diminuírem 3%, vendendo um total de 1,77 milhões de unidades. Já na Stellantis, as vendas despencaram 20%, para 1,13 milhão, bem próximo do que a BYD vendeu.

Já entre os chineses, além dos feitos citados da BYD, a Geely teve grande destaque entre julho e setembro deste ano, alcançando a marca de 820.000. Isso significou um aumento de 14% nas vendas, fazendo com que ela passasse a Nissan e ficasse logo atrás da Honda. A Chery, terceira maior fabricante da China, teve um aumento expressivo de 27% em suas vendas, totalizando 550.000 unidades, o que a colocou no décimo segundo lugar global.