Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

BYD poderá anunciar a compra de antiga fábrica da Ford no Brasil em breve

A chinesa, que vende apenas híbridos e elétricos no Brasil, está em negociações com a Ford para assumir antiga fábrica de Camaçari, na Bahia

Por Lucas Parente
21 jun 2023, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A chinesa BYD está próxima de anunciar a compra da antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA), desativada desde 2021, quando a americana encerrou suas atividades produtivas no país. A informação foi dada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante um evento em Salvador.

    Os planos para a compra da unidade já existem há alguns meses e, em abril deste ano, a BYD realizou uma nova rodada de negociações com o Governo Federal para a nacionalização de alguns de seus modelos. O projeto da montadora envolve 3 linhas de produção, com carros de passeio, pesados (caminhões e ônibus) e uma linha de montagem de baterias.

    Antiga fábrica da Ford em Camaçari BA
    Antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) (Reprodução/Internet)

    Agora, Jerônimo Rodrigues confirmou que existe uma equipe da BYD no Brasil para iniciar os trabalhos de implantação da fábrica. Esta equipe estaria em São Paulo (SP), com indas e vindas à Bahia conforme as necessidades.

    Continua após a publicidade

    “Eu tenho informações, inclusive, de compras de navio pela BYD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos. Nossa expectativa é que no mês de julho a gente possa fazer o anúncio e aí vai ser o papel da BYD em relação a montagem, a reforma, os equipamentos, etc”, relatou Jerônimo.

    Compartilhe essa matéria via:

    O governador complementou que aguarda a visita da vice-presidente global da BYD, Stella Li. A expectativa existe porque, segundo Jerônimo, a executiva não viria à toa ou à passeio ao Brasil, mas apenas para algo mais concreto. Sua visita está prevista para ocorrer entre o final de junho e o início de julho.

    Continua após a publicidade
    BYD Song Plus DM-I
    BYD Song Plus DM-I (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Apesar de dizer que as negociações avançam e estão próximas de terem um desfecho, Jerônimo fala sobre pontos sigilosos. “Como envolve duas empresas, tem um sigilo entre as duas que eu não posso ser o porta-voz disso. Mas, eu posso dizer a você, que está muito próximo, inclusive com informações da BYD, de outros investimentos que não depende da relação Ford – BYD”, disse.

    Continua após a publicidade

    A validação deste projeto é de suma importância para o desenvolvimento e barateamento da frota de veículos elétricos no Brasil. A BYD ainda não informou quais modelos serão ser produzidos aqui no Brasil.

    De qualquer forma, a marca diz que, mesmo que as negociações com a Ford não avancem, pretende instalar uma fábrica no Brasil – ainda que ela precise ser erguida do zero. Isso também vale para possíveis problemas de adaptação da antiga linha da Ford, já que a BYD produzirá apenas modelos eletrificados. Não se sabe, diante disso, sobre as dificuldades para se adaptar as linhas já existentes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.