BYD Sea Lion 05 é novo SUV do King com motores do Song Pro e preço de Onix
Novo modelo estreou na China recentemente e tem elementos visuais do BYD King, além de compartilhar conjunto mecânico e porte com o Song Pro GS
Nesta semana, a BYD lançou oficialmente o Sea Lion 5 na China. O nome é mais complexo, mas pode chamá-lo de SUV do BYD King. A mecânica e o porte, porém, são do Song Pro, equipado com o novo sistema híbrido plug-in DM-i e recém-lançado no Brasil.
Sendo apenas 2 cm mais curto que o Song Pro, o novo BYD Sea Lion 05 tem 4,71 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,71 m.
O modelo também segue a linguagem visual “Ocean” da BYD. A grade frontal segue o estilo da peça usada no King e está acompanhada de faróis afilados em LED. A carroceria é musculosa, com muitos vincos no capô, nos para-lamas e nas portas.
As rodas são as mesmas do do sedã esportivo Seal, com cinco raios e acabamento diamantado. O perfil também tem molduras das caixas de rodas, bem como molduras cromadas nas janelas e um detalhe em preto na coluna C. A traseira, por sua vez, tem lanternas arqueadas que remetem ao Yuan Pro.
O interior é o que já estamos acostumados. O destaque é a grande tela giratória de 15,6 polegadas no centro, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda um quadro de instrumentos digital e um volante multifuncional de quatro raios.
A acabamento é mais sóbrio, com poucas curvas e detalhes, além da pintura em dois tons. O grande diferencial deste para outros modelos da marca são as saídas de ar laterais arredondadas, assim como o seletor de marcha, em formato diferente.
O trem de força fica por conta de um motor 1.5 aspirado de 100 cv de potência. Combinado a ele está um motor elétrico de 163 cv. A potência combinada não é divulgada pela BYD.
Uma bateria com 18,3 kWh de capacidade ajuda a garantir uma reserva de energia para o sistema e permite rodar 115 km em modo elétrico, de acordo com o ciclo chinês CLTC. Segundo a marca, o modelo pode rodar mais de 2.000 km no ciclo híbrido.
É o mesmo conjunto da versão GS do Song Pro vendido no Brasil. Por aqui, o modelo possui 235 cv e 43 kgfm combinados. Além disso, no ciclo brasileiro a autonomia elétrica declarada é de 68 km.
Na conversão direta, o novo Sea Lion 05 parte dos R$ 88.000 na China – mais barato que um Chevrolet Onix no Brasil. A versão mais cara do SUV pode chegar a R$ 110.000. Claro, se o modelo vier para o Brasil, ficará na mesma faixa do Song Pro, beirando os R$ 200.000.