Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

CADE investiga cartel envolvendo itens de segurança automotiva

Autoliv do Brasil e Takata do Brasil são suspeitas de combinar preços

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h34 - Publicado em 7 jul 2015, 17h53
seguranca

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) anunciou que está investigando a existência de um cartel no Brasil referente a equipamentos de segurança automotivos, tais como airbags, cintos de segurança e volantes. As duas empresas suspeitas são a Autoliv do Brasil e a Takata do Brasil.

De acordo com o CADE, há evidências que mostram que as duas companhias combinaram preços e condições comerciais de modo a criar um mecanismo anticompetitivo e dividir o mercado apenas entre elas. Além disso, ambas teriam trocado informações sobre preços, reajustes, produção, entre outros dados. No total, 13 pessoas ligadas às empresas teriam conduzido todo o processo entre 2002 e 2011.

Com a abertura de processo administrativo feita na última segunda-feira (6), as companhias serão notificadas e poderão apresentar suas defesas. Ao fim desse procedimento, a superintendência geral do CADE dará seu parecer sobre o caso e submeterá ao julgamento do tribunal da própria entidade, que dará a decisão definitiva.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.