Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Câmbio CVT da Honda começa a ser montado em nova fábrica no Brasil

Nova unidade instalada em Itajaí (SC) é voltada para a montagem de câmbio CVT e motores com componentes importados

Por Bruno dos Santos
4 Maio 2022, 20h15
Honda City
Grade cromada dá ares de sofisticação na dianteira do novo Honda City (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Após anunciar todos os seus lançamentos no Brasil para os próximos anos, a Honda anunciou a montagem local de dois componentes fundamentais dos seus carros em uma nova fábrica.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A fabricante japonesa anunciou uma nova fábrica na cidade de Itajaí (SC), onde fará a montagem dos câmbios CVT que equipam os novos Honda City e City hatch e que também equipará a nova geração do HR-V. O inédito motor 1.5 turbo flex também será montado na mesma unidade.

Os dois componentes serão montados com peças importadas. A Honda não informou o investimento, mas a motivação para o novo arranjo de sua produção pode ser os incentivos fiscais para itens importados pelo porto de Itajaí.

Atsushi Fujimoto
Fábrica de motores da Honda em Sumaré (SP) (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Desta forma, a partir desta semana os câmbios CVT montados em Itajaí a um ritmo de 300 unidades/dia serão enviados para a fábrica de Sumaré (SP) para a integração com o motor. Depois disso, seguirão para a fábrica de Itirapina, também no interior de São Paulo, onde serão instalados nos carros da Honda.

Novo Honda HR-V RS tem 1.5 turbo um pouco mais potente. O do Brasil deve ser ainda mais
Novo Honda HR-V RS tem 1.5 turbo um pouco mais potente. O do Brasil deve ser ainda mais (Divulgação/Honda)

O conjunto de transmissão de Itajaí fará parte do motor 1.5L DOHC i-VTEC com injeção direta (estes sim, fabricados no Brasil), que estreou nos novos City, mas que também equipará o Honda HR-V 2023, que será lançado em agosto. 

Continua após a publicidade
Versão RS tem escapes duplos
Versão RS tem escapes duplos (Divulgação/Honda)

A Honda já confirmou, também, que o motor mais potente do HR-V continuará sendo um 1.5 i-VTEC Turbo, mas que desta vez será flex. Por isso, terá mais que os 173 cv e 22,4 kgfm da geração anterior, fora de linha desde dezembro. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.