Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Carreta basculante

Usando uma longa alavanca é possível rebaixar o piso para facilitar a entrada da moto, rodando

Por Ismael Baubeta
Atualizado em 9 nov 2016, 12h31 - Publicado em 1 jul 2013, 18h30
Carreta basculante

Para quem trabalha com motos ou gosta de pistas e fora de estrada é comum ter que transportá-las – as motos de uso específico não podem andar nas ruas. Embora não seja tarefa complicada, embarcá-las requer, no mínimo, duas pessoas. Enquanto alguém sustenta a moto em pé na carreta, o auxiliar coloca as cintas e a prende. A motivação da BoxCar para desenvolver a carreta basculante (batizada de Speed) foi permitir que essa operação seja feita por uma só pessoa. Com bom nível de acabamento, pintura eletrostática, suspensão de feixe de molas e pneus de primeira linha – alguns fabricantes utilizam pneus remodelados ou recauchutados -, essa talvez seja a carreta para motos mais fácil de utilizar.

Para carregar a moto, basta soltar uma longa barra oscilante da carreta – ela não precisa estar engatada ao carro – e levantá-la. Assim, a plataforma da carreta se abaixa até o nível do solo. Feito isso, basta ligar a moto e entrar na carreta rodando até que a roda dianteira passe pela saliência da trava para a roda e encoste no fundo. Uma vez a moto encaixada, é só amarrá-la.

O braço que foi solto e desceu a carreta é uma enorme alavanca. Segundo a fábrica, reduz em dez vezes a força necessária para erguer o peso da moto – é fácil abaixá-la novamente para prendê-la na posição de rodagem. Amarrar a moto corretamente é crucial para o transporte seguro. Boas cintas – as de catraca são uma mão na roda – devem ser utilizadas. A carreta tem o centro de gravidade baixo, por isso é estável. Por outro lado, para carros mais altos, exige um adaptador no engate para aprumá-la, evitando que a inclinação favoreça raspar a traseira em valetas.

A carreta Speed tem duas versões (a standard e a estendida – E), que variam em comprimento e capacidade de carga. A standard tem 206 cm de comprimento, enquanto a E tem 246 cm. A capacidade de carga é de 250 e 330 kg, respectivamente. A versão avaliada foi a Speed E. O preço das carretas é de 4 755 reais para a standard e 5 578 reais para a E, nas cores branca e preta.

Continua após a publicidade

636_cumpre_01.jpg

A rampa chega à altura do piso e dá para entrar rodando

CUMPRE O QUE PROMETE? – SIM

Se é difícil erguer a moto, por que não abaixar a carreta? A ideia funciona. facilita muito o embarque de qualquer tipo de motocicleta e também sua amarração mesmo estando sozinho.

ONDE ENCONTRAR

https://www.boxcar.ind.br

Continua após a publicidade

PEDE QUE A GENTE TESTA

Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para moto4rodas@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.