‘Carro voador’ da Hyundai para viagens urbanas já tem data de estreia
Apresentado pela divisão de mobilidade aérea da empresa, a Supernal, o eVTOL será destinado inicialmente ao uso comercial nos EUA
A era dos Jetsons ainda deve demorar a se tornar realidade, mas sonho do “carro voador” nunca deixou de existir. Prova disso é que, em pouco mais de dois anos, a Hyundai já apresentou duas propostas de aeronaves para uso – inicialmente – comercial. O mais recente é o eVTOL, revelado durante o Farnborough International Airshow, na Inglaterra.
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Desenvolvido pela Supernal, divisão de mobilidade aérea da Hyundai, o eVTOL ainda é um conceito e, por isso, não tem estimativas de preços e especificações da propulsão elétrica. A única previsão dada pela empresa é a de lançamento: ela quer certificar o modelo para uso comercial a partir de 2028 nos Estados Unidos. A Europa receberia a aeronave em seguida.
O “carro voador” elétrico tem visual muito próximo ao de um helicóptero, com uma silhueta focada na aerodinâmica e que remete a uma borboleta, segundo os designers automotivos da marca. Eles ressaltam, porém, que o desenho externo ainda é inicial e não foi finalizado, já que o foco é demonstrar o interior do modelo.
Assim como em um automóvel, a cabine da aeronave leva cinco pessoas, mas em uma configuração diferente. São três fileiras, com o piloto à frente de outras duas fileiras com dois bancos cada. A atmosfera lembra a de um avião, com os bancos estreitos e vazados na parte inferior.
Há ainda outros detalhes, como uma grande tela central instalada na traseira do banco do piloto, telas sensíveis ao toque entre as fileiras de bancos dos passageiros para ajustes diversos e uma estrutura de iluminação ambiente no teto.
O eVTOL tem a proposta de ser um veículo sustentável, leve, seguro e confortável. Por isso, tem em sua estrutura fibra de carbono forjada, termoplástico reforçado com fibra de carbono, imitação de couro feita a base de plantas, tecido plástico reciclado e madeiras certificadas. O excesso de matéria-prima vai para as armações dos bancos.
Mais de 50 empresas nos setores de automóveis, como de construção, peças, robótica e direção autônoma, estão envolvidas no projeto do eVTOL com a Hyundai, a fim de estabelecer uma cadeia robusta de suprimentos para modelos deste tipo.