Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carros elétricos são o futuro? CEO da Toyota acredita que não é bem assim

Para Akido Toyoda, a futuro não deve ser somente elétrico, mas com uma variedade de tecnologias que ajudarão a atingir o carbono zero

Por João Vitor Ferreira
29 dez 2022, 11h37
Toyota Mirai utiliza hidrogênio líquido para gerar energia elétrica. Modelo está à venda no exterior
Toyota Mirai utiliza hidrogênio líquido para gerar energia elétrica. Modelo está à venda no exterior (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A meta de muitas fabricantes de automóveis para um futuro próximo é a eletrificação total de seus carros e esse conceito parece já estar enraizado na maior parte da indústria. Porém, há quem pense o diferente. É o caso de Akio Toyoda, CEO da Toyota, que repetidas vezes afirma que os carros elétricos não salvarão o planeta.

O executivo, que é neto do fundador da Toyota Motor Corporation, acredita que faz parte de uma “minoria silenciosa”, que não crê que os carros a bateria são a única solução para atingir a neutralidade do carbono. Para Toyoda, o ideal é que haja uma diversidade de tecnologias em vez de focar apenas em um tipo de trem de força. 

“Para alcançar a neutralidade de carbono, devemos lembrar que o carbono é o verdadeiro inimigo, não um trem de força específico”, disse ele recentemente em uma entrevista na Tailândia, onde firmou um acordo o grupo local C.P para desenvolver estudos sobre a neutralidade do carbono no país asiático.

CEO da Toyota
Akio Toyoda (direita) e Dhanin Chearavanont (esquerda), presidente do grupo tailandês C.P, recentemente firmaram um acordo para desenvolverem um estudo sobre neutralidade em carbono (Divulgação/Toyota)

Toyoda acha que as marcas deveriam focar em expandir o seus portfólios e desenvolver tecnologias de trem de força híbrido, elétrico a bateria e também a hidrogênio. O chefão da Toyota também diz que não é o único que pensa assim, mas por não ser o senso comum da indústria a maioria se cala.

“Essa maioria silenciosa está se perguntando se os carros elétricos são realmente bons para se ter como uma única opção. Mas eles acham que é a tendência, então não podem falar alto… A resposta certa ainda não está clara, não devemos nos limitar a apenas uma opção”, explicou Toyoda.

Toyota bZ3 usará a mesma tecnologia de carros da Tesla — que, no caso, vem da chinesa BYD
bZ3 faz parte da nova submarca de elétricos da Toyota (Divulgação/Toyota)

Se olharmos notícias recentes da montadora, podemos ver que eles estão realmente empenhados em atingir essa meta de portfólio diversificado. Além dos modelos que já conhecemos, como o Corolla híbrido ou o Prius, a montadora lançou em 2022 sua submarca de elétricos bZ, que já conta com o SUV de grande porte, bZ4X, e o sedã bZ3.

Primeira unidade do Toyota Mirai do Brasil veio para estudos de mercado e tecnologia
Lançado em 2019, o Mirai ganhou uma segunda geração esse ano e esteve no Brasil para estudos (Divulgação/Toyota)

A Toyota também é uma das que mais trabalha para desenvolver os trens de força movidos a hidrogênio. O Mirai é a prova de que essa tecnologia é funcional e limpa. Recentemente, o modelo esteve no Brasil em sua nova versão para estudos de uma possível implementação do segmento por aqui.

A confiança no hidrogênio é tão grande que a Toyota também já iniciou testes para implementá-lo em veículos maiores. No Reino Unido, a montadora pretende usar a mesma tecnologia do Mirai na picape Hilux, que já tem uma versão elétrica a bateria confirmada para 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.