A Global NCAP realizou testes com cinco dos modelos mais vendidos na Índia: Ford Figo, Hyundai i10, Suzuki-Maruti Alto 800, Tata Nano e Volkswagen Polo, que, somados, correspondem a uma fatia de 20% do mercado local. Os resultados dos crash-tests, porém, foram assustadores.
Avaliando a versão de entrada de cada um deles (todas sem airbags), o Global NCAP constatou que o nível de segurança oferecido pelos modelos aos seus ocupantes é muito baixo. Todos eles receberam zero estrela na avaliação de proteção para adultos.
Os casos mais graves foram de i10, Alto 800 e Nano, já que apresentaram danos em sua estrutura nos testes – apenas as de Figo e Polo se mantiveram estáveis.
Com esse resultado, a Volkswagen decidiu deixar de vender o Polo indiano sem airbags. A partir de agora, desde a versão de entrada, o modelo passará a contar com airbag duplo. A Global NCAP tornou a testar o Polo, agora com as bolsas de ar, e a avaliação de proteção para adultos saltou para quatro estrelas (de cinco possíveis).
Ford Figo
Hyundai i10
Suzuki-Maruti Alto 800
Tata Nano
VW Polo (sem airbags)
VW Polo (com airbags)