Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Caterham Seven 170 tem motor de moto, 440 kg e desempenho de Golf GTI

O motor de 660 cm³ e peso próximo aos 440 kg proporcionam ao Seven 170 desempenho de esportivo, mesmo com apenas 84 cv

Por João Vitor Ferreira
25 set 2021, 00h26
Caterham Seven 170
(Caterham/Divulgação)

O icônico Caterham Seven ficou famoso por conservar o conceito de esportivo compacto e muito leve o Lotus Seven. Esta nova versão, batizada de Seven 170, honra esse legado tão bem que é a mais leve da história. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A inspiração veio do lema “simplificar e adicionar leveza”, que guia os projetos desde que o Seven era feito pela Lotus, e também dos japoneses:  Caterham foi comprada pela japonesa VT Holdings, que transformou o esportivo em um kei car. Essa é a designação de uma classe de carros vendida no Japão que segue regras de dimensões e tamanho de motor para ter vantagens tributárias.

Continua após a publicidade
traseira Caterham Seven 170
O Seven foi produzido pela Lotus de 1957 a 1972. Após o fim da produção, a Caterham comprou os direitos do modelo e passou a fabricá-lo (Caterham/Divulgação)

Isso significa que o Seven 170 precisou ficar 105 mm mais estreito do que qualquer outro modelo da família, tendo um total de 1,47 cm de largura. Outra restrição é o motor limitado a 660 cm³, o que foi resolvido por um motor turbo Suzuki de três cilindros, que produz 84 cv e 11,83 kgfm. São números pouco melhores que os de um 1.0 aspirado, mas a mágica toda está no peso. 

O roadster tem apenas 440 kg, o que garante relação de potência/peso de 170 cv por tonelada.

Continua após a publicidade

O resultado é um esportivo leve, capaz de chegar aos 169 km/h de máxima e de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. É tempo de Golf GTI.

O Seven 170 está disponível em duas versões. A já conhecida variante S traz suspensão para a estrada, bancos de couro preto, rodas de liga leve Silver Juno de 14” , para-brisa completo e volante Momo.

Continua após a publicidade
Caterham Seven 170 versões
A versão R é a mais esportiva, já a S é a padrão dos modelos Seven e desenvolvida para a estrada (Caterham/Divulgação)

Já a estreante versão R tem suspensão esportiva, assentos compostos, um cinto de segurança de quatro pontos, diferencial de deslizamento limitado, painel de fibra de carbono e rodas de liga leve 14” Black Juno com bordas polidas e pneus Avon ZT7. Ambas as versões têm câmbio manual de 5 marchas.

5-DSC06206_1600x900_acf_cropped
O interior é simples e remete aos modelos clássicos da marca (Caterham/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Seven 170 será oferecido pelo preço de £ 22.990, ou R$ 167.827 em conversão direta, para a versão em kit. Já a versão montada de fábrica terá um acréscimo não divulgado pela Caterham.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.