Chassi e estrutura do poderoso Bugatti Bolide de 1.600 cv são apresentados
Hipercarro, que teve modelo modelo conceito apresentado em 2020, chegará em 2024 com produção limitada e estrutura de F1
Com a saída do Chiron em 2024, a Bugatti já prepara outros lançamentos. Além do sucessor do icônico modelo, que deve ser apresentado em 2024, um outro novo hipercarro surgirá no próximo ano. Trata-se do Bugatti Bolide, que apenas tinha sido apresentado como conceito em 2020 e agora teve seu chassi e estrutura anunciados de forma oficial.
O novo carro da Bugatti pode ser considerado uma “monstruosidade mecânica”. Isso porque toda sua engenharia pensada e projetada pela marca francesa é única no mundo, segundo a própria empresa.
Pensando no desempenho e exclusividade na fabricação, o Bolide é muito minucioso na escolha de seus materiais de construção. O hipercarro é praticamente inteiro feito a partir de fibra de carbono, desde o chassi até a estrutura monocoque de carbono de alta resistência. E, tudo isso, com tecnologia usada na Fórmula 1 e WEC.
Tudo isso é completamente feito à mão nas instalações da marca em Molsheim, uma comuna francesa.
Para complementar toda essa estrutura pensada pelos engenheiros da Bugatti, um grande e poderoso motor não poderia estar de fora. O carro será equipado com um W16 8.0 quadriturbo que pode alcançar incríveis 1.600 cv de potência, mesma motorização do Bugatti Chiron.
Além disso, o carro ainda possui apenas apenas 1.450 kg de carga, o que influnecia diretamente em sua velocidade máxima, estimada em 500 km/h. Com essa configuração, a aceleração e a frenagem podem atingir uma força de até 2,5 g.
O Bolide ainda possui outros aparatos especiais para suportar a sua potência, como pneus slick de alto desempenho especificamente desenvolvidos, tração integral com diferenciais eletrônicos, controle tração, estabilidade, ABS e até tanque de 60 litros que alimenta a bomba de direção hidráulica .
Segurança feita à partir dos protocolos da FIA
Para o desenvolvimento do Bolide, a montadora francesa precisou utilizar os mesmos requisitos de segurança utilizados nos protótipos LMH e LMDh. Ambos participam de Le Mans e utilizam os regulamentos propostos pela FIA.
A Federação Internacional de Automobilismo exige que sejam realizados testes de colisão carregando os pilares do para-brisa com 7,5 toneladas, permitindo um deslocamento máximo de 50 milímetros bem no ponto do pilar onde a carga foi aplicada, com deslocamento máximo permitido de 50 milímetros e sem nenhuma trinca num raio de 100 milímetros ao redor do ponto chave.
A Bugatti afirma ter passado em todos os testes, tanto neste de 7,5 toneladas quanto em outro, com 12 toneladas na carga basculante.
Por conta de toda a segurança envolvida no carro, não será nada fácil entrar e sair de dentro dele. Há hastes de proteção, além de um suporte em X na moldura da porta feito em alumínio e impresso em 3D, que pesa apenas 300 gramas e suporta uma carga de mais de 700 kg.
O bólido estará disponível no próximo ano e, como já dito, de forma limitada com apenas 40 unidades produzidas. Os valores giram em torno de € 4,0 milhões (cerca de R$ 21,2 milhões), sem a customização. Provavelmente, com a customização exclusiva para cada comprador, este valor tenha alteração.