Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chefão da Stellantis confirma que o novo 500 terá versão híbrida na Europa

Atual geração do hatch chegou apenas em versão elétrica, mas pela baixa procura, Stellantis irá introduzir uma nova versão híbrida leve à linha

Por João Vitor Ferreira
2 jun 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • fiat 500 ev
    Fiat 500e está entre os elétricos mais desvalorizados do mercado de usados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quando a atual geração do Fiat 500 estreou, em 2020. ele veio apenas com motorização elétrica, antecipando as leis de emissão que foram ficando mais rigorosas com o tempo. Porém, o que a Fiat não esperava é que a procura por carros elétricos fosse diminuir tanto, a ponto deles precisarem repensar a sua estratégia.

    Depois de uma reunião realizadas entre os dirigentes sindicais, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, bateu o martelo e definiu que o 500 terá uma versão híbrida leve em breve. O motivo principal seria a baixa procura por elétricos, ao contrário do que está ocorrendo com híbridos e ICE.

    E não precisamos ir muito longe para entender isso. Na Europa, o 500 está disponível tanto na geração atual (apenas EV), quanto na anterior, essa que mantém uma variante híbrida de motorização e que vende mais do que o movido a baterias.

    Fiat 500 E
    Fiat 500e (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O que falta ser definido é qual trem de força será usado no 500 híbrido da geração atual. Existem duas opções prováveis: a primeira é manter o conjunto híbrido leve da geração passada com o motor 1.0 Firefly de 70 cv. A outra opção é com o motor 1.2 turbo de 100 cv do Jeep Avenger e do Fiat 600, que está cotado para vir ao Brasil.

    Em seu portfólio, a Stellantis ainda tem o motor 1.5 usado nos Jeep Renegade, Compass e no Alfa Romeo Tonale, mas ele corre por fora por ser grande demais para um hatch compacto.

    FIAT 500E

    Continua após a publicidade

    A introdução de um novo 500 híbrido também ajudará a Stellantis a amenizar seus problemas com o governo italiano. O grupo está sendo pressionado por priorizar mais fábricas no exterior, como na Sérvia e Polônia, do que as plantas na Itália. Agora a meta da Stellantis é produzir 1.000.000 de carros em solo italiano.

    Compartilhe essa matéria via:

    Só para o 500, a Stellantis espera produzir ao menos 200.000 unidades ao ano, das quais 125.000 serão da nova versão híbrida. Eles serão feitos na fábrica de Torino, que receberá investimentos para receber o híbrido. O esperado, é que novo 500 híbrido seja lançado até o final de 2025.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.