A Caoa Chery antecipou todos os detalhes do Arrizo 5, seu sedã intermediário que começa a ser vendido no Brasil em novembro. Sua produção na fábrica de Jacareí (SP) já começou.
Por aqui, o Chery Arrizo 5 será vendido em duas versões, RX e RXT, sempre com motor 1.5 turbo flex sem injeção direta e câmbio automático CVT que simula sete marchas.
Este motor é baseado no 1.5 16V de 115/110 cv que equipa o SUV Tiggo 2. Com turbo, chega aos 147 cv quando abastecido com gasolina e 150 cv com etanol. O torque máximo de 19,37 mkgf vem a 5.500 rpm, independente do combustível.
O Arrizo 5 deverá mirar em sedãs compactos e intermediários, como Fiat Cronos, Chevrolet Cobalt, Honda City e Volkswagen Virtus.
Tem 4,57 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,48 m de altura. O Volks, maior dos quatro, tem 4,48 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,46 m de altura e 1,75 m.
O porta-malas tem capacidade de 430 litros.
Desde a versão de entrada, RX, tem de série luzes diurnas, roda de liga leve aro 16, controles de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas e Isofix.
A lista de equipamentos ainda inclui ar-condicionado digital, câmera de ré, volante multifuncional (apenas com ajuste de altura), direção elétrica, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, partida por botão e ESP com assistente de partida em rampa.
A central multimídia tem tela de 7″ e tem espelhamento para aparelhos Android e iOS.
A versão RXT soma airbags laterais, rodas de liga leve aro 17, teto solar elétrico e bancos revestidos em couro. Uma particularidade: não há faróis de neblina, o nicho é ocupado pelas luzes diurnas de led.
Embora não tenha cravado os preços, a Chery disse que seu sedã terá etiqueta entre os R$ 69.000 e R$ 79.000.
Um Virtus com motor 1.0 turbo de 128 cv custa entre R$ 74.680 e R$ 79.990. Já o 1.6 automático, de 117 cv, parte dos R$ 66.525.
A Chery espera vender entre 300 e 400 unidades do Arrizo 5 por mês ao longo de 2019.
Como é o Chery Arrizo 5?
Nosso primeiro contato é com o carro parado, ainda dentro da fábrica. Uma boa oportunidade para analisar ele por dentro e também para aprender a dizer seu nome.
A CAOA Chery não soube informar a origem do nome Arrizo. Mas uma coisa é certa: apesar dos dois “r” a pronuncia é “Arizo”.
A unidade exposta exigia mais força para o fechamento da porta do motorista e tinha desalinhamento em peças como o friso cromado lateral e a tampa do porta-malas.
Apesar da boa capacidade de 430 l, o porta-malas é curto. O banco traseiro é inteiriço, mesmo que não exista uma travessa que o impedisse de ser bi-partido.
De acordo com a Caoa Chery, essa característica rendeu reclamações de consumidores nas clínicas que fez e existe a possibilidade de adotar um sistema bi-partido mais tarde.
O motorista estranhará a falta de ajuste telescópico para a coluna de direção e a densidade da espuma do banco. De tão macio, chega a ser instável e passa a sensação de qualidade inferior.
Mas há um detalhe interessante: a tampa do porta-luvas tem descida amortecida, coisa de carro mais caro.
O interior é convincente, especialmente pelos painéis de porta e pelos pouquíssimos parafusos visíveis. Mas o grafismo do painel é bem conservador e a central multimídia não tem Android Auto ou Apple Carplay.
Atrás, o espaço é bom e o túnel central é bem baixo, o que melhora a vida do quinto passageiro.