Chery Arrizo 8: novo sedã topo de linha tem até reconhecimento facial
Sedã grande tem porte do Toyota Camry e sistema de reconhecimento facial integrado que também monitora cansaço do motorista
As seguidas (e quase constantes) atualizações nos SUVs da Chery para a adoção de novos equipamentos e novas tecnologias também precisavam chegar aos sedãs da marca. Este é o novo Chery Arrizo 8, um sedã grande inédito que deverá assumir o posto de carro mais luxuoso da fabricante chinesa.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Com aproximadamente 4,8 m de comprimento, tem o mesmo porte dos Toyota Camry, Honda Accord, Nissan Altima e Hyundai Sonata. Ele seria revelado durante o Salão de Pequim, que aconteceria nas próximas semanas mas foi adiado para junho.
O design do Arrizo 8 segue uma filosofia distinta dos SUVs Tiggo mais recentes. A grade trapezoidal tem aletas em diversas direções e os faróis cheios de pontos de leds para as DRLs têm prolongamento do cromado da parte superior da grade.
Ainda chamam a atenção as grandes entradas de ar falsas nas laterais do para-choque frontal e os fortes vincos no capô.
As lanternas traseiras interligadas por barra iluminada são vistas nos SUVs, mas em formato menos ousado, que não avança tanto para a lateral. Mas o verdadeiro exagero está nas quatro saídas de escape falsas, duas de cada lado.
A cabine, por sua vez, em muito se parece com a do novo Tiggo 8 Pro. Há duas telas de 12,3 polegadas unidas em uma mesma moldura. Uma tela exibe informações do quadro de instrumentos, auxiliado pelo head-up display, e outra cuida das funções de central multimídia e dos comandos do ar-condicionado. Botões físicos abaixo da tela auxiliam o acesso rápido às funções.
Em termos de equipamentos, o Chery Arrizo 8 tem dez airbags e bancos dianteiros elétricos com controles na porta (à moda dos Mercedes) e até uma câmera na coluna A para reconhecimento facial do motorista e monitoramento de fadiga.
A Chery nada disse sobre a mecânica do sedã, mas não escondeu o logotipo “290T” na traseira. Ele indica a presença do motor 1.6 TGDI de 197 cv e 29,5 kgfm que equipa o Tiggo 8 na China. Espera-se por uma versão ainda mais potente equipada com o motor 2.0 TGDI de 254 cavalos e 39 kgfm. O câmbio será sempre um automatizado de dupla embreagem com sete marchas.