A Chevrolet formalizou no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, o recall de 235.845 unidades dos modelos Celta e Classic fabricados entre 2013 e 2016 para troca do airbag do motorista.
Na semana passada a polícia de Sergipe concluiu investigação que apontou que fragmentos do airbag de um Celta 2014 causaram a morte do seu motorista.
As circunstâncias casavam com o caso dos airbags mortais da Takata, que motivou o maior recall da história. O problema afeta mais de 100 milhões de veículos globalmente, produzidos entre o fim dos anos 90 e meados da década de 2010.
Em um acidente, quando a bolsa inflável deveria se deflagrar para evitar o choque de motorista e passageiro contra o painel, um defeito de projeto leva o insuflador a se estilhaçar, projetando fragmento a cerca de 300 km/h na direção dos ocupantes.
A própria Chevrolet chegou a convocar recall para troca das bolsas de Agile, Montana, Sonic, Cruze e Tracker fabricados entre 2012 e 2018, totalizando 291.619 veículos.
Então, aSecretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Chevrolet para apresentar esclarecimentos e formalizar o recall do veículo afetado. Isso foi feito hoje. E não apenas para o Celta, mas também para o Classic, com quem compartilhava a mesma plataforma. E a maior parte das unidades envolvidas são do Classic.
São 91.573 unidades do Chevrolet Celta afetadas, produzidas entre 22 de agosto de 2012 e 15 de abril de 2015 e com número de série entre DG124288 e GG100849.
No caso do Chevrolet Classic, são 144.272 unidades fabricadas entre 04 de julho de 2012 e 10 de junho de 2016 e com número de série entre DB186193 a GR160004.
O Ministério da Justiça abriu uma investigação sobre o caso, que ainda está em fase de “averiguação preliminar”. Se houver infração aos direitos do consumidor por parte da General Motors, ela poderá ser multada em até R$ 10 milhões.
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