Com o lançamento do Chevrolet Bolt EUV, a GM quer mais do que apenas aumentar sua oferta de elétricos no Brasil. A montadora pretende também convencer o consumidor da maior eficiência que o veículo movido a bateria tem sobre os híbridos e os a combustão.
E não há maneira melhor de provar a capacidade de seu produto do que testá-lo até o limite. Como parte do lançamento oficial do SUV, a GM deu início ao Bolt EUV Range Challenge, um desafio para estabelecer o recorde oficial de autonomia do SUV, que contou com a participação de 70 motoristas, entre eles, jornalistas e influenciadores.
Para isso, a marca colocou três Bolts EUV para rodar incessantemente em sua pista de provas de Indaiatuba (SP) em um circuito oval, que simula uma reta plana e infinita. Para atingir o objetivo, os engenheiros usaram o hypermiling, uma técnica para maximizar o alcance de um veículo, seja ele elétrico ou não. O teste contou com a auditoria e validação do Instituto Mauá.
Logo, era estritamente proibido ultrapassar a marca de 35 km/h, assim como acelerações e freadas bruscas. A busca pela maior eficiência era tão grande, que os jornalistas eram escolhidos por estatura, tudo isso para não precisar usar os ajustes elétricos do banco. Também fomos instruídos a não usar sistemas como o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos e as paradas eram rápidas, feitas apenas para trocar de motorista.
Com sua bateria de 66 kWh o Bolt EUV tem um alcance que varia entre os 377 km do Inmetro e 456 km do WLTP. Mas, após 28 horas de prova, o SUV foi além do seu “limite” e percorreu um total de 901,8 km. No passado, o Bolt EV em teste semelhante, havia chegado aos 750 km de autonomia com uma única carga. Vale ressaltar que esse teste não simula condições reais de trânsito, servindo apenas para mostrar o potencial das baterias dos carros elétricos.
O Bolt EUV estreia no Brasil em um lote de apenas 200 unidades pelo preço de R$ 279.990. Esse é o primeiro lançamento de uma nova investida elétrica que a GM planeja para o Brasil, que trará também a Blazer EV e o Equinox EV em 2024.