Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Chevrolet Camaro SS é transformado em picapinha com V8 de 432 cv

Com V8 de 432 cv, Chevrolet Camaro mudou de categoria e se tornou caminhonete graças a pedido incomum de um cliente nos Estados Unidos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 28 mar 2022, 12h47 - Publicado em 28 mar 2022, 12h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Especializada em customizar a carroceria de carros antigos, a oficina Casados Design foi desafiada por conta de um Chevrolet Camaro 2010. O esportivo da GM, equipado com motor V8 6.2 de 432 cv e câmbio manual de seis marchas, foi levado à loja, no estado do Alabama, não para incrementar sua potência ou ganhar novas rodas, mas para ser transformado em uma picape.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    O pedido incomum foi feito em março do ano passado, por um cliente decidido em transformar seu esportivo em algo inspirado na Holden Ute — espécie de picape do Omega vendida até 2017 na Austrália e que, por incrível que pareça, usava a mesma plataforma desta geração do Camaro

    . A nova traseira, por outro lado, seria inspirada no clássico Chevrolet El Camino, marcante nas décadas de 1960 e 1970.

    Harmonizar o balanço traseiro foi um dos maiores desafios da transformação
    Harmonizar o balanço traseiro foi um dos maiores desafios da transformação (Casados Design/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Cirurgia plástica

    Em busca de atender o freguês, a Casados Design foi direto ao ponto, removendo toda a carroceria da coluna B para trás. Além do eixo traseiro, restou apenas o monobloco, que serviu de base para a caçamba. Isso depois de sugerir, sem sucesso, que o cliente usasse um Dodge Charger como base para a modificação.

    Chevrolet Camaro SS 2010 convertido em picape (4)
    Camaro SS manteve seu motor V8 e câmbio manual de seis marchas (Casados Design/Instagram)

    Estruturas tubulares acabaram servindo bem à transformação, uma vez que o cliente buscava traços de muscle car misturado com formas clássicas na sua nova caminhonete. Como a oficina é especializada em chapas de aço e solda, foi natural a ideia de aproveitar o para-choque original para reforçar o leito da caçamba. Além disso, como parte da mão-de-obra já havia sido aprendiz na Aston Martin, técnicas da inglesa foram replicadas no modelo.

    Da coluna B em diante, carroceria foi reconstruída quase do zero e usando técnicas da Aston Martin
    Da coluna B em diante, carroceria foi reconstruída quase do zero e usando técnicas da Aston Martin (Casados Design/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Trabalho duro

    Para obter formas mais harmônicas e diminuir a quantidade de painéis soldados, a oficina mergulhou em um trabalho de meses para confeccionar a nova carroceria. As chapas originais serviram de referência, mas houve reforço estrutural para compensar as dimensões estendidas.

    Lanternas vieram da Honda Ridgeline
    Lanternas vieram da Honda Ridgeline (Casados Design/Instagram)

    Outro ponto de complicação foi a parede que separa a cabine da caçamba. Segundo o diretor da oficina, foram “três sessões de quiropraxia” para terminá-la, em um trabalho de quase seis meses.

    Caçamba
    Caçamba “musculosa” casou diferentes épocas e estilos (Casados Design/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Após mais um mês de trabalho artesanal, uma pequena “profanação”: para facilitar o ajuste, as lanternas traseiras vieram da Honda Ridgeline. Peças da Silverado também foram usadas para a fixação do reboque, totalmente funcional.

    Compartilhe essa matéria via:

    Segundo o GM Authority, a brincadeira custou mais de US$ 250.000. O cliente que desfila essa obra única, por outro lado, segue desconhecido

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.