Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Chevrolet vai parar de usar Apple CarPlay e Android Auto em todos os seus carros

CEO da fabricante confirma que decisão, antes restrita aos elétricos, agora afeta futuros modelos a combustão

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 23 out 2025, 12h12 - Publicado em 23 out 2025, 12h11
Android Auto
 (Divulgação/Chevrolet)
Continua após publicidade

Depois de abandonar o suporte ao Apple CarPlay e Android Auto em seus carros elétricos, a General Motors agora confirma que fará o mesmo com os automóveis com motores a combustão. A decisão foi confirmada por Mary Barra, CEO da GM, no podcast do site The Verge.

A medida de abandonar o espelhamento de celular na central multimídia começou com o lançamento do Chevrolet Blazer EV. Na época, a fabricante defendeu a decisão afirmando que o uso da tecnologia diminui a segurança e que afeta sistemas de direção semi-autônoma. Outro argumento é que, com um sistema próprio integrado ao carro, o navegador poderia ser mais preciso ao dar sugestões de carregadores, baseado na carga atual do veículo.

No lugar do espelhamento, a GM investiu no desenvolvimento do Ultifi, um sistema operacional nativo baseado na plataforma Android Automotive.

150624cru-06.jpg
O sistema MyLink é compatível com Apple CarPlay e Android Auto | Leia mais (divulgação/Chevrolet)

Agora a tecnologia será levada para todo o portfólio de suas marcas, que incluem Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac. Barra explicou que a atualização será feita ao longo dos próximos lançamentos, embora não tenha dado um prazo para quando isso começará a ser aplicado nos carros a combustão.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

É importante diferenciar: o Android Auto é um espelhamento, enquanto o Google Built-in é o sistema operacional do carro, que integra funções como Google Maps e Google Assistant diretamente ao hardware do veículo, sem depender do smartphone.

Segundo a General Motors, a integração nativa permite uma experiência de usuário mais coesa e robusta. A empresa alega que, dessa forma, a navegação pode se comunicar melhor com os dados do veículo, como autonomia, e interagir com outros sistemas, como o ar-condicionado.

Continua após a publicidade

Chevrolet Blazer EV RS x Ford Mustang Mach-E GT Performance

Durante a entrevista do The Verge, Sterling Anderson, chefe de produto da GM, tentou justificar que o sistema nativo da empresa é melhor e que os motoristas gostam do Android Auto e Apple CarPlay porque as multimídias têm interfaces ruins, o que seria resolvido pelo Ultifi.

A decisão da GM, no entanto, vai na contramão de quase toda a indústria, que trata o espelhamento como um item essencial para os consumidores. A justificativa de “melhor experiência” é vista com ceticismo pelo mercado.

Continua após a publicidade

Críticos apontam que a motivação real é o controle sobre os dados do usuário e a criação de novas fontes de receita. Com um sistema proprietário, a GM pode gerenciar uma loja de aplicativos e vender serviços por assinatura diretamente na multimídia do carro. 

Não que a GM possa negar essas acusações. Edward Kummer, diretor digital da GM, disse em outra entrevista que o uso da nova plataforma criaria “oportunidades de receita por assinatura”. Além disso, a empresa está sendo investigada nos Estados Unidos por coletar e vender dados dos motoristas sem seu consentimento.

Continua após a publicidade

Para os motoristas, a mudança significa que o acesso a aplicativos populares, como o Waze (que não seja pelo Google Maps) ou o Spotify, dependerá da disponibilidade deles na loja do sistema Ultifi. A conectividade com iPhones ficará restrita ao Bluetooth básico para chamadas e áudio.

A chefe da GM deu a entender que isso será aplicado para toda a linha da GM, sem especificar se é uma decisão somente para o mercado norte-americano ou se afetará os carros vendidos em outros países. No caso do Brasil, tanto o Blazer EV quanto o Equinox EV chegaram com o sistema Ultifi e sem suporte para Android Auto e Apple CarPlay, exatamente como nos EUA.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.