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Chevrolet Cruze e Tracker estão envolvidos em recall por risco de incêndio

Tampa do acumulador de pressão, ligado ao sistema start/stop, pode se soltar, causando vazamentos e até incêndios no motor

Por Eduardo Passos
6 nov 2020, 07h00
Chevrolet Cruze LTZ
Vincos aposentam as superfícies lisas do velho Cruze (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A Chevrolet está convocando os proprietários de versões do Tracker e do Cruze para um recall envolvendo a tampa do acumulador de pressão do sistema start/stop, localizado junto à transmissão do veículo.

De acordo com a fabricante, a tampa do acumulador pode se soltar, ocasionando um vazamento do fluido da transmissão automática e, em contato com superfícies quentes, gerar risco de incêndio no compartimento do motor e de “danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”.

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As unidades da Tracker convocadas para o recall são as do modelo 2018 e 2019, fabricadas entre 18 de abril de 2018 a 13 de julho de 2018. Os números de chassi envolvidos são 3GNCJ8CZ1JL370551, 3GNCJ8CZ7JL364303, 3GNCJ8CZ7KL114321, 3GNCJ8CZ9JL382088 e 3GNCJ8CZXJL419374. 

Por R$ 79.990, o preço é atraente. Não há concorrente com turbo e câmbio automático por menos de R$ 100.000

No caso do Chevrolet Cruze, se trata dos modelos 2019 e 2020, fabricados entre 25 de janeiro de 2019 a 17 de setembro de 2020. Os chassis correspondentes são 8AGBN69S0KR116379, 8AGBN69S0KR129285 e 8AGBP69S0LR115032.

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Em sistemas do tipo start/stop, o veículo desliga o motor automaticamente em situações como engarrafamentos e semáforos vermelhos, a fim de economizar combustível. 

Para que haja pressão ideal na transmissão quando o carro seja religado, modelos com câmbio automático contam com um acumulador de pressão que garante os parâmetros ideais para o engate da primeira marcha.

Chevrolet Tracker Premier 1.2 2021 (18)
Com base em parâmetros mecânicos, o start/stop desliga o motor em engarrafamentos para economizar combustível. Na religada, o acumulador de pressão garante condições ideais para o engate da primeira marcha (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Os proprietários de modelos convocados devem contatar a rede Chevrolet para agendar a inspeção e eventual troca do sistema envolvido. O primeiro contato pode ser feito no telefone 0800-702-4200 e no www.chevrolet.com.br.

O Procon ressalta que “consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos”.

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