A Chevrolet apresentou o seu primeiro SUV médio elétrico, o Equinox EV. A produção deve começar em breve e as primeiras unidades começam a ser entregues no fim de 2023 nos EUA. E a grande novidade é que o modelo também estará entre nós, mas isso só em 2024.
O plano é de que o Equinox EV seja o SUV elétrico mais acessível de sua categoria. A estimativa é que ele custe cerca de US$ 30.000 já na configuração com autonomia de até 500 km – alcance bem considerável nesse segmento.
Segundo Mary Barra, presidente e CEO da General Motors, a marca tem mais flexibilidade para produzir mais carros elétricos em diferentes faixas de preços e ideias e está pronta para oferecer uma ampla gama de EVs, focada em agradar o cliente.
O Equinox terá sistema multimídia com tela de 17,7” e recursos de assistência ao motorista, como o super cruise, que conduz o veículo de forma autônoma em estradas compatíveis.
Quanto ao desempenho, o SUV tem configuração padrão com tração dianteira, 213 cv e 33,5 kgfm de torque instantâneo. Em outra configuração, ele tem tração integral eAWD com 294 cv e 47,8 kgfm.
As duas configurações trazem a tecnologia One Pedal Driving, que permite ao motorista conduzir o carro usando apenas o acelerador. Ao reduzir a pressão no pedal, o veículo começa o processo de frenagem regenerativa que ajuda a recarregar a bateria.
Já para a tecnologia de carregamento, o Equinox por sistema padrão tem 11,5 kW (AC), podendo adicionar até 56 km de autonomia por hora de carga. Em versões mais caras, o carregamento de 19,2 kW (AC) pode somar até 85 km por hora. E a capacidade padrão de carga rápida de até 150 kW, permite adicionar aproximadamente 115 km de autonomia em apenas 10 minutos de carga.
O SUV médio elétrico da Chevrolet chega no fim de 2023 com edição limitada da versão RS, que tem acabamento esportivo. Sua produção será na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México.