Chevrolet investe R$ 5,5 bilhões em São Paulo e confirma carro híbrido flex
Aporte será usado para atualizar as fábricas no estado, desenvolver dois veículos híbridos e renovar modelos como Tracker e Montana até 2028
Após anunciar um investimento de R$ 1,2 bilhão para a fábrica de Gravataí (RS), a General Motors revela um aporte de R$ 5,5 bilhões para seus unidades fabris no Estados de São Paulo. A montadora afirma que o valor será utilizado para “renovar o portfólio da Chevrolet e desenvolver novas tecnologias”, incluindo a estreia de dois carros com motores híbrido-leve flex.
O investimento foi anunciado por Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM para mercados globais, explicando que o aporte será usado em todas as fábricas no estado paulista. Shilpan Amin, presidente da GM International, destaca que o Brasil é o terceiro maior mercado global da fabricante, atrás dos Estados Unidos e China.
Sem falar ainda sobre modelos, Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, confirmou que a fabricante trabalha no desenvolvimento de dois veículos híbridos-leve flex. Serão os primeiros carros da GM no mundo a combinar a eletrificação com o etanol e os motores serão produzidos no Brasil. Não será o único tipo de eletrificação, pois a Chevrolet estudaa um sistema híbrido plug-in flex, além de confirmar mais um carro elétrico para 2025.
Em julho, durante o anúncio de investimento em Gravataí, Chamorro disse à QUATRO RODAS que o novo modelo a ser produzido no Rio Grande do Sul não contará com qualquer eletrificação. Programado para 2026, espera-se que este veículo inédito seja um SUV compacto baseado no Onix e posicionado abaixo do Tracker.
Um dos destinos deste dinheiro será a renovação do Tracker e da Montana, com a reestilização do SUV prevista para 2025. Em janeiro, a GM disse que o investimento no Brasil seria usado para renovar toda a linha da Chevrolet até 2028. Lançada em 2023, a picape intermediária deverá ser um dos últimos produtos a receberem um facelift.
O aporte no estado de São Paulo será utilizado tanto para a linha de montagem em São Caetano do Sul, onde são feitos Tracker e Montana, como também na fábrica em São José dos Campos, responsável pela picape S10 e o utilitário Trailblazer. Há uma terceira unidade em Mogi das Cruzes, que produz apenas componentes, e um centro de distribuição em Sorocaba.
Com o novo valor para São Paulo, os R$ 300 milhões restantes serão destinados para a fábrica de motores em Joinville (SC), responsável pela montagem dos propulsores 1.0 e 1.2 turbo. Como adiantado por QUATRO RODAS, os propulsores devem receber atualizações para atender as futuras normas de emissões do Proconve L8 e elevar a potência, adotando injeção direta. Esta modificação é esperada para a renovação da linha Onix e Onix Plus, programada para 2025.
Enquanto isso, a GM tem mais dois lançamentos confirmados para 2024 no Brasil. O próximo será o Equinox EV e será apresentado em outubro. A última novidade não foi revelada, embora tenha a estreia marcada para novembro.