Enquanto o Brasil teve o Chevrolet Classic e o Prisma Joy, em outros mercados da América Latina quem esteve na posição de sedã de entrada, por muitos anos, foi o Chevrolet Aveo. Era um modelo com projeto antigo e fabricado na China. Agora, novos hatch e sedã podem resgatar seu nome.
Pelo menos é o que espera a imprensa mexicana. Por lá, a geração atual do modelo já está com dias contados e, ao que tudo indica, a GM trará o modelo fabricado na China conhecido como projeto 310C para substituí-lo. Os dois serão posicionados abaixo do Onix Plus, que também é enviado da China.
A fabricação do modelo é responsabilidade da Wuling, braço da GM na China, onde será vendido pela recém-criada marca Hexi, fruto da joint venture SAIC-GM-Wuling.
Sem data nem nome definido para ser vendido por lá, o 310C chegará primeiro ao México e outros países da América Latina, como Chile e Colômbia. O Brasil deve ficar de fora.
Quanto à motorização, a GM ainda não confirmou nada. Porém, é provável que ele utilize um conjunto já conhecido pelos mexicanos. Trata-se do motor 1.5 aspirado de 105 cv e 13,8 kgfm, que equipa o velho Aveo e do SUV Chevrolet Groove – originalmente, um Wuling.
Na parte visual, o 310C é mais condizente com os modelos atuais da Chevrolet. Ele tem faróis e lanternas mais estreitos, que passam um ar mais esportivo do que o conjunto arredondado da atual geração do Aveo.
Espera-se que a cabine aproveite elementos do Chevrolet Groove, vendido em mercados como o próprio México e Chile.
O possível Chevrolet Aveo 2023 já está sendo produzido na China, mas só na carroceria hatchback. Logo, é provável que seu lançamento seja feito no final deste ano. Já o sedã terá a produção iniciada dentro de alguns meses e demorará um pouco mais para ser vendido no México.