Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Chevrolet Onix Plus sai de linha no México para ser importado… da China

GM anuncia o fim da produção em solo mexicano, que passará a vender as unidades fabricadas na China

Por João Vitor Ferreira
2 mar 2022, 16h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Chevrolet Onix Plus terá sua produção encerrada no México, onde é conhecido apenas como Onix. A fábrica de San Luís de Potosí vai encerrar a montagem do sedã em maio para aumentar a produção dos GMC Terrain e Chevrolet Equinox. Mas esse não será o fim do sedã compacto no país.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Segundo a GM, a venda do Chevrolet Onix seguirá normalmente e todos os modelos vendidos no mercado mexicano passarão a ser importados da fábrica de Dong Yue, na China.

    A decisão não vale só para o México: todo o resto da América Latina passará a receber os veículos produzidos no território Chinês. A Exceto pelo Brasil, que produz as versões hatch e sedã com configurações distintas.

    Tanto no mercado chinês quanto no mexicano, o Onix Plus é vendido com os mesmos motores: 1.2 turbo de 130 cv (mesmo do nosso Chevrolet Tracker), na versão topo de linha, e 1.0 turbo de 114 cv (no Brasil são 116 cv), nos mais básicos. Segundo a montadora, toda a mudança faz parte de uma nova estratégia de produção.

    Continua após a publicidade
    Onix Plus
    No México, apenas o Onix Plus e oferecido e é chamado apenas de Onix (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “A GM tem capacidade e flexibilidade para produzir seus veículos em qualquer uma de suas fábricas ao redor do mundo, por isso revisa periodicamente seus planos para determinar o que melhor se adapta à sua estratégia de fabricação para atender à demanda do mercado”, disse Teresa Cid, diretora de comunicação e relações públicas da GM México.

    Com a saída do Onix, a fábrica de San Luis de Potosí passará a fabricar apenas os SUVs Chevrolet Equinox e o GMC Terrain — este, exclusivo para América do Norte –, que terão sua produção aumentada. De acordo com montadora, 1.300 novos empregados serão contratados para a planta, que terá um contingente geral de cerca de 6.700 empregados.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Onix Plus sai de linha no México para ser importado… da China
    De acordo com a GM, a disponibilidade do modelo não será afetada pelas mudanças (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Assim como no Brasil, o Onix também sofreu com a crise dos semicondutores em terras mexicanas. Por lá, o sedã teve sua produção iniciada em dezembro de 2019 com grandes pretensões. Mas a chegada da pandemia do COVID 19, junto com a escassez global de semicondutores não permitiram que o modelo prosperasse como esperado.

    No Brasil, a produção do Onix Hatch e Plus segue paralisada desde 21 de fevereiro. O motivo dessa vez seria a “atualização da linha de montagem” , porém a empresa não deu maiores detalhes.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.