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Chevrolet S10 elétrica? CEO confirma planos de picape média com nova bateria

Nova tecnologia de baterias com manganês pode permitir a criação de utilitários para o trabalho

Por Renan Rodrigues
28 out 2025, 14h32
Nova S10_1
Nova Chevrolet S10 (Divulgação/Chevrolet)
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A Chevrolet S10 pode ganhar uma versão elétrica no futuro ou ao menos sua irmã Colorado nos Estados Unidos. A ideia foi confirmada por Mark Reuss, CEO da General Motors, em entrevista para o Inside EVs.

“Você não vê picapes elétricas de porte médio, certo? E por que isso acontece? As picapes médias não possuem espaço para as baterias necessárias para um ciclo de trabalho”, explica.

S10 100 ANOS
(Divulgação/Chevrolet)

E claro, a General Motors tem trabalhado na solução desse problema. “Com baterias menores, você tem uma picape que não cumpre o ciclo de trabalho. Se tivermos algo com densidade de energia melhor a um custo menor, é possível equipar uma picape para o trabalho”, ressalta. Reus ainda declarou que com novas baterias, uma picape elétrica cumpriria quase a mesma autonomia de uma picape a gasolina.

Em contexto, são consideradas picapes de trabalho, especialmente nos Estados Unidos, a Chevrolet Colorado e versões mais simples da Silverado. Traduzindo para o Brasil, teríamos apenas a S10 nesses parâmetros.

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Chevrolet Colorado lateral
Chevrolet Colorado (Divulgação/Chevrolet)

E do que Reuss está falando? Do novo projeto de baterias do grupo norte-americano. As baterias, mais modernas, darão origem também a uma família de baixo custo de modelos elétricos

Apesar de boa parte da indústria correr para desenvolver a bateria de estado sólido, que teria capacidade para longas distâncias com uma fração do tamanho das baterias atuais, a GM tem trabalhado com outra tecnologia.

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Trata-se de baterias batizadas de LMR, sigla para “Lítio com alto teor de manganês”. Apesar de serem alvo de estudo desde 1990, só agora, em parceria com a LG Energy Solution, a GM diz ter superado problemas de durabilidade e estar pronta para utilizar as novas células.

2024 Silverado EV RST
(Divulgação/Chevrolet)

Segundo a General Motors, estima0se que as bateiras de LMR entreguem até 33% mais densidade energética em relação às baterias de LFP – fosfato de ferro-lítio. Além disso, manganês é consideravelmente mais abundante e acessível que o níquel, reduzindo o custo de produção.

A meta da General Motors é alcançar 640 km de autonomia em veículos elétricos de grande porte com a nova bateria. No entanto, apesar das expectativas, a Chevrolet não revelou quando pretende lançar veículos com as baterias LMR.

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