A Chevrolet Silverado está prestes de ser relançada no Brasil após mais de 20 anos fora do nosso mercado. Mas a versão concebida especialmente para o Brasil não facilitará sua vida com as rivais Ford F-150 e Ram 1500.
As informações estão vindo aos poucos. Primeiro, foi informado que teremos a Silverado High Country, versão topo de linha da picape que nos Estados Unidos usa o motor V8 6.2 semelhante ao do Camaro, mas com 426 cv. Mas agora sabemos que o motor será outro.
O motor escolhido, na verdade, foi um V8 5.3, mais próximo do deslocamento dos motores da Ram 1500 (5.7 com 400 cv) e da Ford F-150 (5.0 com 405 cv). Nos EUA esse motor equipa versões inferiores, como a Trail Boss Z71, e rende até 360 cv e 52,92 kgfm. Esses números não estão confirmados para o Brasil, mas terá câmbio automático de 10 marchas e a tração é 4X4.
Outro detalhe é que ele terá a tecnologia DFM (Dynamic Fuel Management), que desativa cilindros (de zero a oito) de acordo com a necessidade instantânea, otimizando a performance do motor e contribuindo também para o maior conforto acústico e de rodagem do veículo. Na prática, ele funciona de maneira semelhante ao sistema MDS da Ram 1500.
Antes do anúncio, o mais cotado era que a Silverado desembarcasse no Brasil mais parecida com a americana, ou seja, com o V8 do Camaro. Porém, agora será a picape grande com motor mais fraco.
A Silverado será apresentada ao público brasileiro pela primeira vez no próximo dia 26, durante a Expointer, em Esteio (ES), onde ficará exposta até o dia 3 de setembro. Segundo a GM, o lançamento da nova picape premium da Chevrolet será feito “em breve”, ainda sem data definida. O mais provável é que ela chegue a partir de outubro.