Chevrolet Sonic é o nome do novo SUV que vai brigar com Tera, Pulse e Kardian
Conhecido como Projeto Carbon, SUV baseado no Onix chega em 2026 e ressuscita nome de hatch e sedã importados entre 2012 e 2014
Chevrolet Sonic. Este é o nome do novo SUV compacto da marca, que será lançado em 2026 O batismo foi confirmado pela fabricante. O modelo, conhecido internamente pelo codinome “Carbon”, já está em fase final de testes e tem data de estreia no Brasil: maio de 2026, segundo apuração do site Autos Segredos.
O novo Sonic será posicionado estrategicamente abaixo do Tracker. O objetivo é claro: competir diretamente com a nova leva de SUVs de entrada, como Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
A fabricante está tratando o carro de outra forma, chamando-o de SUV cupê, ainda que o teaser mostre uma silhueta com uma traseira muito mais próxima de um hatchback. “O novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Mais conhecido nos Estados Unidos e Coreia do Sul, o Sonic foi um carro que teve uma carreira muito curta no Brasil. Chegou ao nosso mercado em 2012, importado da Coreia nas carrocerias hatchback e sedã, sempre com motor 1.6 e opções de câmbio manual ou automático.
Em 2013, já como linha 2014, o modelo passou a ser importado do México, mantendo o conjunto mecânico. A nova cidadania, porém, não durou: em setembro de 2014, pouco mais de dois anos após a estreia, a GM encerrou a importação.
Era vendido como uma opção mais premium dentro da linha de hatchbacks, mirando no VW Polo anterior, Ford New Fiesta e Honda Fit. Perdeu espaço rapidamente com o lançamento do Onix, assim como foi com o Agile.
Diferente do modelo antigo, o Sonic 2026 será nacional, produzido em Gravataí (RS). O SUV é baseado na plataforma do Onix e deve manter o entre-eixos de 2,55 m, sendo ligeiramente menor que os 2,57 m do Tracker para distanciar os produtos.
Flagras, como o do leitor Diego Rocha para a QUATRO RODAS, confirmam a forte inspiração visual no Equinox EV. A dianteira terá conjunto óptico dividido, com uma assinatura de led rente ao capô e faróis principais de led no para-choque. A traseira também adotará leds segmentados.
Na motorização, o Chevrolet Sonic 2026 usará o conhecido motor 1.0 turbo flex, que entrega 115 cv e 18,9 kgfm de torque. Para brigar na base do segmento, há a possibilidade de uma versão de entrada com o motor 1.0 aspirado do Onix. A expectativa é que os preços iniciem na faixa dos R$ 100.000.
Menos aulas e exame toxicológico: entenda o que muda nas regras para tirar CNH
Chevrolet Sonic 2026: tudo o que sabemos sobre o SUV do Onix
Como abril de 2015 mudou para sempre o mercado automotivo brasileiro
Bons motoristas poderão renovar a CNH automaticamente, diz ministro
MG Cyberster é roadster elétrico de 510 cv que a Tesla não conseguiu fazer e imita V8







