Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Chevrolet Tracker recebe cinco estrelas no Latin NCAP, apesar de incêndio

Risco de incêndio após colisão foi divulgado em abril, quando a Chevrolet suspendeu entregas do Tracker e, em seguida, anunciou recall

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 nov 2022, 11h43 - Publicado em 16 nov 2022, 11h37
crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
 (Latin NCAP/Divulgação)
Continua após publicidade

O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira, 16, mais uma rodada de testes de segurança que contempla tanto o Chevrolet Tracker, hoje fabricado no Brasil e na Argentina, quanto o Nissan Qashqai, que é fabricado no Reino Unido e vendido em alguns mercados da América Latina. A despeito da origem, ambos os SUVs receberam cinco estrelas.

A quarta rodada de resultados de 2022 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe deu nota máxima para o Chevrolet Tracker após um bateria de testes com impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade.

crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
(Latin NCAP/Divulgação)

SUV atingiu 91,07% em proteção a adultos, 91,84% para passageiro infantil, 54,14% em proteção de pedestres e 83,18% em assistência à segurança. O SUV tem controle de estabilidade e seis airbags de série em todas as versões, mas também teve o sistema de frenagem autônoma de emergência, presente apenas nas versões mais caras, testado. Mas não é capaz de reconhecer pedestres. 

Continua após a publicidade

De acordo com o órgão independente, os Tracker demonstrou boa proteção adequada a boa para adultos nos impactos frontal e lateral, e a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal a boa e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa. Para o ocupante infantil, o modelo mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI, o Isofix).

crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
(Latin NCAP/Divulgação)

A proteção dos pedestres no Tracker foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior. Isso, de acordo com o Latin NCAP, poderia ser compensado por frenagem de emergência capaz de reconhecer pedestres. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Houve uma ressalva, porém: após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado oposto ao impacto, na área do pré-tensionador do cinto de segurança, e dificuldade para soltar o cinto.

crash test chevrolet tracker latin ncap 2022
(Latin NCAP/Divulgação)
Continua após a publicidade

O teste de impacto foi realizado no início desde ano e divulgado apenas agora. Tanto que em meados de abril noticiamos, em primeira mão, a interrupção das entregas do Chevrolet Tracker no Brasil justamente devido a um recall “para a instalação de proteção no isolador acústico do carpete e pré-tensionadores próximo à coluna B”, dizia o comunicado ao qual nossa reportagem teve acesso à época.

Logo em seguida o Latin NCAP divulgou que havia notado esta falha em seu teste de colisão (que só foi publicado agora) e que notificou a fabricante àquela altura. A Chevrolet disse à época que já havia comunicado às autoridades sobre uma investigação iniciada após um caso de campo ocorrido no Brasil, sem vítimas.

crash test nissan qashqai latin ncap 2022
(Latin NCAP/Divulgação)
Continua após a publicidade

O fato é que sete meses se passaram desde a interrupção das vendas e um recall foi convocado logo em seguida para os Chevrolet Tracker modelos 2020 a 2022 (Chassis Nº: LB900009 a NB 202060) fabricados entre 25 de outubro de 2019 e 5 de abril de 2022. 

crash test nissan qashqai latin ncap 2022
(Latin NCAP/Divulgação)

O Nissan Qashqai, um carro muitas vezes cotado mas nunca vendido no Brasil, apresentou nível de segurança muito próximo ao do Tracker. O SUV da Nissan atingiu 93,65% em Ocupante Adulto, 92,02% em Ocupante Infantil, 53,65% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,93% em Assistência à Segurança. Contudo, a proteção contra chicotada cervical foi marginal, pior que a do Tracker.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.