Chinesa Seres adia retomada das vendas no Brasil para o 1º trimestre de 2025
Após reestruturação, marca criará uma rede de concessionárias e lançará carros híbridos, agora com o apoio da matriz

O início da operação da Seres no Brasil não deu muito certo. Seu primeiro ano foi bem apagado e a marca vendeu tão pouco que anunciou, em julho, que iria paralisar as vendas e reestruturar o modelo de negócios, processo que deveria durar três meses. Quase cinco meses depois e ainda em silêncio, a empresa confirma que adiou a retomada das operações para o 1º trimestre de 2025.
QUATRO RODAS conversou com José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres Brasil, que reiterou que a marca voltará a vender carros no país, normalizando a operação nos primeiros três meses de 2025, ainda sem uma data exata.

Como dito em julho, a Seres deixou de lado a ideia de fazer vendas diretas pela internet e abrirá uma rede de concessionárias, dizendo que teriam 15 grupos interessados em representar a marca.
A empresa não tem mais nenhuma loja física, após fechar as concessionárias em Alphaville (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). “No momento, fechamos as lojas físicas, mantendo atendimento através do site. Importação, fornecimento de peças e serviços aos clientes operam normalmente”, explica o executivo.
Uma das diferenças na nova fase da Seres no Brasil será a participação direta da China. A operação nacional era feita por uma empresa totalmente separada e que funcionava apenas como representante da marca no país. Agora, a Seres chinesa terá um papel ativo, embora Brandimarti diga que “as alternativas de participação estão em avaliação”.

O processo de homologação foi um dos problemas que atrapalharam o ritmo de lançamentos dos carros da Seres no Brasil, dizendo que os laboratórios credenciados estavam com a agenda cheia. Com mais tempo, a empresa está trabalhando na homologação dos novos modelos e que “seguem como planejado”.
A operação retornará com todos os carros que eram vendidos até então e que continuam listados no site oficial: o Seres 3 elétrico; o Seres 5 nas versões elétrica e com extensor de alcance; e o Seres M7 com extensor de alcance. Devem ser atualizados em breve, como no caso do Seres 5, que foi reestilizado e ficou mais equipado na China. Um dos modelos nos planos é o E5, um SUV híbrido plug-in que está em processo de homologação há meses. A marca ainda promete mais carros híbridos, sem revelar quais.