Chrysler quer ocupar o motorista enquanto piloto automático estiver ligado
Conceito de interior da marca norte-americana explora novas utilidades para os ocupantes quando dirigir se tornar dispensável
Na CES, maior feira de eletrônicos do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA), a Chrysler não apresentou um novo carro propriamente, mas a parte mais tecnológica dele. A Stellantis revelou como serão seus futuros elétricos em termos de conectividade, telas e inteligência artificial, também abordando as novas “ocupações” do motorista em tempos de direção autônoma.
Batizado de Chrysler Synthesis, o modelo em tamanho real de uma cabine automotiva reúne as principais características que estarão no primeiro carro elétrico da marca, previsto para 2025. Nele, o mundo físico e virtual se juntam em tecnologias que também estarão disponíveis no Brasil em breve.
Ao todo, são 37,2’’ de telas, separadas em dois visores. O maior deles reúne quadro de instrumentos e uma central multimídia principal — ambos com design elegante que utiliza neon e tons escuros para informar da música que toca à rota que deve ser seguida no GPS. A tela menor atende ao passageiro da frente e traz uma saliência que atravessa o painel horizontalmente.
Mais do que imagem, entretanto, a Chrysler destaca o poder computacional da STLA Brain. O “cérebro” dos novos carros da Stellantis segue a tendência de unificar sensores físicos em uma central dedicada, simplificando e aumentando o poder de processamento e gerenciamento do veículo.
Na prática, isso significa que o carro poderá receber melhorias significativas em sistemas como direção e motor via internet. Também será possível sincronizar toda a vida digital dos ocupantes com os displays, de modo que a tela do passageiro, por exemplo, exiba os compromissos da agenda ou sugestões de um programa de TV que ele goste e cujo episódio possa ser visto por completo no tempo estimado em rota.
O motorista, por outro lado, receberá sugestões de onde estacionar e carregar o veículo direto no painel, enquanto pode comandar eletrodomésticos de sua casa para que, por exemplo, o ar-condicionado já tenha esfriado a sala no momento que ele estacionar na sua garagem.
Também há planos de criar um novo tipo de entretenimento de bordo, de olho na era da automação veicular. Com cabeça livre da estrada, os ocupantes poderão curtir de karaokê a meditações guiadas.
Novo luxo
Outra tendência que a Chrysler seguirá daqui em diante é de um novo estilo de luxo, que aposta forte na sustentabilidade e renega a opulência de antigamente. Todos os materias de acabamento são reciclados e livres de metais como o cromo. O couro do assentos é curtido com substâncias vegetais (mais ecológicas) e o tecido mélange que circunda as telas é feito com plástico pós-industrial reciclado, além de materiais que anteriormente eram lixo boiando no mar.
Ainda que conceitos e estilos de acabamento variem de marca para marca, os recursos tecnológicos apresentados pela Chrysler são comum nos futuros modelos da Stellantis, que serão baseados nas plataformas STLA. O Brasil, claro, receberá parte desse portfólio, incluindo a nova geração do Jeep Compass, que deve ser baseado na plataforma STLA Medium ou STLA Small.