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Cinco carros mais interessantes que o Hyundai Tucson 2023

Enquanto geração nova não vem, Caoa ressuscitou antiga reestilização do Tucson a preço de Civic híbrido, S10, Jetta GLI e Tiggo 8

Por Fernando Pedroso
31 mar 2023, 16h00
HYUNDAI TUCSON 2023 (6)
Tucson 2023 tem grade diferente, é só comparar com o antigo dentro da loja (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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O Hyundai Tucson de terceira geração já é vendido lá fora há algum tempo vai demorar para chegar ao Brasil, uns dois anos. O novo carro foi confirmado para 2025 em um evento em que a QUATRO RODAS estava presente. Na mesma ocasião foi mostrada uma reestilização da segunda geração vendida entre 2018 e 2020 no mundo inteiro, menos no Brasil.

Mudam o desenho do para-choque dianteiro e da grade, além das lanternas. Mas só a versão topo de linha Limited é equipada com os novos faróis full led. São novidades tímidas para chegarem quase cinco depois.

Veteranos de mercado costumam sobreviver bem oferecendo bom pacotes de equipamentos a um preço mais baixo. A própria Hyundai faz isso aqui com o Creta, mas a Hyundai do Brasil (HMB) e não a importadora representada pelo grupo Caoa, que é quem vende o Tucson 2023. No caso do SUV montado em Anápolis (GO), isso não acontece.

O Hyundai Tucson 2023 é vendido na versão GLS por R$ 229.990 e na Limited por R$ 249.990. O conjunto mecânico é formado por um motor 1.6 turbo de 177 cv e uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Apesar da motorização moderna, o Tucson é caro e há pelo menos cinco opções mais interessantes à venda na mesma faixa de preço:

Tiggo 8 Founder’s Edition
(Divulgação/Caoa Chery)

1 – Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive: R$ 212.490

A própria Caoa importa um SUV maior, mais moderno, mais equipado e mais barato que o Tucson. Trata-se do Tiggo 8 Max Drive. O SUV da Chery tem sete lugares e também usa motor 1.6 turbo, mas com 187 cv.

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No nome gigante, a parte Max Drive significa que ele tem sistema de condução semi-autônoma, ou seja, possui o piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão entre outros. O jipão também tem teto solar panorâmico, faróis full LED e bancos de couro. Tudo isso abaixo do Tucson mais barato.

Jetta GLI
Para-choque e grade tipo colmeia são as principais mudanças na dianteira (Divulgação/Quatro Rodas)

2 – Volkswagen Jetta GLI: R$ 226.990

Que tal, em vez de um SUV, levar um sedã esportivo para casa? O Jetta GLI pode ser uma boa pedida com bastante espaço interno, bom porta-malas e um motor 2.0 turbo de 231 cv  acoplado a um câmbio de sete marchas com duas embreagens. Nada mau.

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O sedã da Volkswagen também já vem com controle de cruzeiro adaptativo, seis airbags e outros equipamentos, mas talvez nenhum carro nessa faixa de preço chegue a 100 km/h em 6,7 segundos.

Linha 2023 do Jeep Compass
Jeep Compass Série S (Jeep/Divulgação)

3 – Jeep Compass Série S T270: R$ 230.990

Pelo mesmo preço inicial do Tucson dá para levar o Compass mais completo com motor a gasolina, o Série S. O 1.3 turbo de 185 cv é acompanhado de um câmbio automático de seis marchas. Tem, além do piloto adaptativo, itens como teto solar, rodas 19″ e quadro de instrumentos digital.

Mas se pegar o preço do Hyundai mais caro, dá até para levar um Compass Limited TD350, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e tração 4×4.

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Honda Civic Híbrido
Honda Civic Híbrido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

4 – Honda Civic: R$ 244.900

Como um Honda Civic de quase R$ 250.000 pode ser mais interessante que um Tucson? Simples, ele é híbrido. Tudo bem, tem o Toyota Corolla Hybrid que parte de R$ 180.990, mas o Civic é novidade. É importado da Tailândia e usa dois motores elétricos. O sedã, na verdade, só é tracionado ou com o motor a gasolina, 2.0 de 143 cv, ou com um dos dois elétricos, de 183 cv e 32,1 kgfm.

 

Um dos dois porque apenas um traciona, enquanto o outro serve apenas como gerador, que receberá a energia gerada pelo motor a combustão e a transformará em energia elétrica para abastecer a bateria que, por sua vez, envia a energia para o elétrico. Em nossos testes, o Civic foi de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, mais rápido que o último Civic Si vendido no Brasil, com motor 1.5 turbo, que fazia em 7,9 segundos. Consegue isso sendo mais econômico que um Renault Kwid.

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Chevrolet S10 Z71
Chevrolet S10 (Divulgação/Chevrolet)

5 – Chevrolet S10: R$ 255.880

Nem SUV, nem sedã, picape. Cabine dupla, motor a diesel e tração 4×4 para uso off-road de verdade. Por um pouco a mais que o Tucson mais caro dá para sair de uma concessionária com uma S10 LS com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência e câmbio manual de seis marchas.

É a versão mais simples, mas que já tem seis airbags, e… um rádio com Bluetooth. Central multimídia só na LT de R$ 287.670, que também ganha o câmbio automático. Mesmo assim, se o objetivo é mais ter diversão e o conforto não fizer tanta falta assim, eis uma opção mais interessante que o Tucson.

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