Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

SUVs vencem mais uma: Citroën vai tirar de linha sua última minivan

Grand C4 SpaceTourer será fabricada apenas até julho na Espanha. O foco da marca será no desenvolvimento de SUVs no mercado europeu

Por Bruno dos Santos
Atualizado em 22 abr 2022, 19h34 - Publicado em 22 abr 2022, 19h30
Citroën Grand C4 SpaceTourer não será mais produzido.
 (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Em maio de 2019, a Citroën anunciou o fim da importação das minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso, exatamente para focar no mercado de SUVs no Brasil. Atualmente a marca só vende por aqui o SUV C4 Cactus e prepara-se para lançar a nova geração do compacto C3.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Na contramão do mercado brasileiro, a marca ainda vendia a minivan Grand C4 SpaceTourer, mas anunciou essa semana que irá descontinuar a sua última representante do segmento de minivans após quase 20 anos. 

Em produção desde 2006, o Grand C4 estava em sua segunda geração e já havia sido indiretamente substituído pelos elétricos ë-Berlingo e pelo ë-Spacetourer, embora continuasse sendo vendido. No fim de julho, entretanto, o modelo será descontinuado.

Citroën encerra sua produção de minivans
Clássico carro familiar foi superado pelos SUVs (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

Segundo a francesa, ainda há 439 carros a serem entregues antes do fim definitivo da produção em Vigo, norte da Espanha. “O Grand C4 Spacetourer ofereceu aos clientes um design atraente e moderno e ganhou reputação por seu conforto incomparável, versatilidade interna e espaço, bem como sua modularidade exemplar e cabine leve, graças ao para-brisa longo e teto de vidro panorâmico”, diz o comunicado oficial. “Sua popularidade é demonstrada pelo número de pedidos a serem atendidos antes do fim da produção em julho.”

A fabricante diz que quer se concentrar agora no impulsionamento e desenvolvimento dos utilitários, especialmente o popular C5 Aircross.

Marca reconhecida pelas minivans

A Citroën é conhecida como uma das marcas de referência no mercado de minivans, muitas vezes até sendo protagonista vendendo mais de 4,5 milhões de exemplares deste segmento no mundo todo. A história começou há quase três décadas com o Citroën Evasion, em 1994, um modelo que vinha com sete lugares fabricado até 2002 com mais de 120.000 unidades comercializadas. 

Continua após a publicidade
Crescimento dos SUV interrompe a produção de MPV
(Divulgação/Citroën)

O substituto do Evasion foi o Citroën C8, produzido até 2014 e que vendeu mais de 150.000. Mas o modelo que popularizou o mercado de minivans da Citroën foi o Xsara Picasso, vendido de 1999 até 2012, tendo cerca de 1.760.000 unidades vendidas pelo mundo.

Continua após a publicidade

Já em 2006, a Citroën lançou o C4 Picasso que recebeu também um modelo com sete lugares. Porém, o modelo de cinco lugares foi produzido até 2018, abrindo espaço para o C5 Aircross. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.