Em maio de 2019, a Citroën anunciou o fim da importação das minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso, exatamente para focar no mercado de SUVs no Brasil. Atualmente a marca só vende por aqui o SUV C4 Cactus e prepara-se para lançar a nova geração do compacto C3.
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Na contramão do mercado brasileiro, a marca ainda vendia a minivan Grand C4 SpaceTourer, mas anunciou essa semana que irá descontinuar a sua última representante do segmento de minivans após quase 20 anos.
Em produção desde 2006, o Grand C4 estava em sua segunda geração e já havia sido indiretamente substituído pelos elétricos ë-Berlingo e pelo ë-Spacetourer, embora continuasse sendo vendido. No fim de julho, entretanto, o modelo será descontinuado.
Segundo a francesa, ainda há 439 carros a serem entregues antes do fim definitivo da produção em Vigo, norte da Espanha. “O Grand C4 Spacetourer ofereceu aos clientes um design atraente e moderno e ganhou reputação por seu conforto incomparável, versatilidade interna e espaço, bem como sua modularidade exemplar e cabine leve, graças ao para-brisa longo e teto de vidro panorâmico”, diz o comunicado oficial. “Sua popularidade é demonstrada pelo número de pedidos a serem atendidos antes do fim da produção em julho.”
A fabricante diz que quer se concentrar agora no impulsionamento e desenvolvimento dos utilitários, especialmente o popular C5 Aircross.
Marca reconhecida pelas minivans
A Citroën é conhecida como uma das marcas de referência no mercado de minivans, muitas vezes até sendo protagonista vendendo mais de 4,5 milhões de exemplares deste segmento no mundo todo. A história começou há quase três décadas com o Citroën Evasion, em 1994, um modelo que vinha com sete lugares fabricado até 2002 com mais de 120.000 unidades comercializadas.
O substituto do Evasion foi o Citroën C8, produzido até 2014 e que vendeu mais de 150.000. Mas o modelo que popularizou o mercado de minivans da Citroën foi o Xsara Picasso, vendido de 1999 até 2012, tendo cerca de 1.760.000 unidades vendidas pelo mundo.
Já em 2006, a Citroën lançou o C4 Picasso que recebeu também um modelo com sete lugares. Porém, o modelo de cinco lugares foi produzido até 2018, abrindo espaço para o C5 Aircross.