Citroën Basalt aparece em versão de produção e revela simplificações
O SUV cupê, que deve estrear ainda neste ano no Brasil, imagens de sua versão de produção divulgadas às vésperas da sua apresentação na Índia
Eis o Citroën Basalt 2025 de produção. Pelo menos estas são as primeiras imagens oficiais do carro de produção para o mercado indiano, onde o SUV cupê será apresentado no próximo dia 2 de agosto. O modelo se mantém quase idêntico às primeiras fotos divulgadas, quando ainda era tratado como carr0-conceito.
Há algumas poucas mudanças visíveis. O revestimento em plástico do exterior, que antes tinha acabamento em preto brilhante, passou a ter a textura fosca tradicional. As rodas de liga leve diamantadas mantém o mesmo visual, mas parecem menores e provavelmente serão de 17 polegadas.
Apesar do Basalt se posicionar acima do Citroën C3 Aircross, ele compartilhará alguns elementos do SUV, como as maçanetas e lanternas traseiras. Porém, o SUV cupê terá faróis de projetor em led com luzes diurnas – na Índia, pelo menos.
Na cabine, o SUV contará com um sistema de infoentretenimento de 10,2 polegadas com conectividade ao Apple CarPlay e Android Auto. Há também um painel de instrumentos digital, ar condicionado automático e digital e um apoio de braço dianteiro. Além disso, as últimas imagens mostram o Basalt em uma pintura vermelha, confirmando a segunda cor do modelo, que teve as primeiras imagens divulgadas em amarelo.
Na Índia, o Basalt foi apresentado com um motor 1.2 turbo, com 110 cv e 20,9 kgfm. Por aqui será um pouco diferente. As versões mais baratas usarão o motor 1.0 Firefly aspirado do Fiat Argo. São três cilindros gerando 75 cv e 10,7 kgfm, sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
Já as versões mais caras utilizarão o motor 1.0 GSE Turbo, o conhecido T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm. Esta variante estará sempre combinada ao câmbio CVT com a simulação de sete marchas. É a mesma mecânica do C3 Aircross e do futuro C3 turbo.
Ainda não há uma data exata para a estreia do novo SUV cupê da Citroën, mas acontecerá, provavelmente, até o final deste ano. Os valores devem girar em torno de R$ 90.000 e R$ 130.000, segundo a Auto Segredos. Desta forma, o Citroën Basalt poderá se tornar o SUV mais barato do Brasil.