Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Citroën e-C3 é elétrico barato que pode brigar com Kwid E-Tech no Brasil

Praticamente uma conversão do C3 a gasolina, modelo elétrico tem foco inteiramente urbano e pode chegar ao Brasil em breve

Por Eduardo Passos
Atualizado em 16 jun 2023, 22h46 - Publicado em 17 jan 2023, 11h13
C3 elétrico não muda quase nada comparado ao modelo a combustão
C3 elétrico não muda quase nada comparado ao modelo a combustão (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Parceira do Brasil no desenvolvimento do C3, a Citroën da Índia acaba de apresentar a versão elétrica do compacto, que chegará às lojas no mês que vem. Adiantado por QUATRO RODAS, o Citroën e-C3 também poderá ser lançado aqui, com receita cada vez mais conhecida.

Aos moldes do Renault Kwid E-Tech, por exemplo, o Citroën e-C3 é praticamente indistinguível da versão convencional por fora; é basicamente uma conversão para a eletricidade. Conseguir diferenciar o modelo elétrico, só reparando na ausência de escapamento, no pack de baterias sob o carro ou no bocal de carregamento, que fica à direita do capô.

Modelo é feito para ser usado na cidade e mantém apelo jovial
Modelo é feito para ser usado na cidade e mantém apelo jovial (Divulgação/Citroën)

Internamente, a receita se repete: a grande diferença é a alavanca de câmbio dando lugar ao pequeno seletor de marcha. O painel se mantém idêntico e o criticado quadro de instrumentos apenas muda as informações que exibe. Pelo menos o conta-giros não faz falta em um elétrico.

Interior também se manteve quase inalterado
Interior também se manteve quase inalterado (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

O Citroën C3 elétrico utiliza um único motor dianteiro, que gera 57 cv e 14,6 kgfm. Não é muito, mas se tratando de um elétrico com foco na cidade, parece suficiente para uma condução agradável no dia a dia. Segundo os dados de fábrica, o e-C3 vai de 0 a 60 km/h em 6,8 s, com velocidade máxima de 107 km/h.

Posição das baterias deve auxiliar na estabilidade do carro
Posição das baterias deve auxiliar na estabilidade do carro (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

A bateria de 29,2 kWh não é grande, mas em ciclo urbano é suficiente para 320 km de autonomia (ciclo MIDC). É possível carregá-la em corrente contínua, levando a carga de 0 a 80% em menos de uma hora.

Citroën estuda ativamente a viabilidade do carro no Brasil
Citroën estuda ativamente a viabilidade do carro no Brasil (Divulgação/Citroën)

Ainda não há informações sobre o preço do Citroën e-C3 na Índia. Caso o C3 elétrico realmente venha ao Brasil, é natural que a fabricante foque na concorrência com o Kwid elétrico, que hoje sai por R$ 146.990.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Preços e mais detalhes serão divulgados em breve pela sucursal indiana
Preços e mais detalhes serão divulgados em breve pela sucursal indiana (Divulgação/Citroën)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.